O furto generalizado de caminhões e máquinas em diversos municípios do vale do Rio do Sinos está rendendo lucros para uma quadrilha especializada e que, mesmo com a ação da Polícia, continua agindo, causando grandes prejuízos aos proprietários.
Um destes furtos aconteceu em março do ano passado em Santo Antônio da Patrulha, quando a quadrilha invadiu uma oficina na Av. Cel. Victor Villa Verde levando uma retroescavadeira que estava na carroceria de um caminhão.
No entanto, a ação imediata da Brigada Militar de Santo Antônio da Patrulha surpreendeu os indivíduos, conseguindo recuperar o produto do furto na localidade de Entrepelado. O motorista do caminhão foi preso.
Mas não é só. Houve algum tempo depois o furto de um caminhão que foi localizado em outro município devido à uma ação da Brigada que localizou o veículo em uma propriedade. O dono sequer estava sabendo que o caminhão havia sido furtado. Os ladrões agem certos de que não serão descobertos. Mas não é bem assim. Vez por outra, a Polícia consegue prender alguns componentes de uma dessas quadrilhas.
Levantamento do Grupo Sinos aponta que em um ano os ladrões agiram levando vários veículos. Em Bom Princípio furtaram um Volkswagen 26-220 Worker sendo que o dono só recuperou depois que foi forçado a pagar R$ 40.000 reais para reaver o caminhão, isso regateando porque a pedida inicial dos ladrões para devolução era de R$ 70.000,00.
A ousadia é tamanha que eles agem, não apenas levando caminhões, mas preferindo aqueles com equipamento munck. Agindo em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Gravataí, Ivoti, Gramado, dentre outros.
Ainda segundo a publicação, os delegados de Polícia Civil não se manifestam devido à greve do silêncio em protesto pelo aumento de salários.
- Sto Antônio, Sto Antônio – Geral