Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais recebe Medalha da 55ª Legislatura na Assembleia

Entrega foi feita pela deputada e proponente da homenagem, Patrícia Alba (MDB), ao presidente da FIERGS e do conselho curador da Fundação, Gilberto Porcello Petry

Criada há 18 anos com o objetivo de envolver as indústrias e o empresariado gaúcho em ações de solidariedade, a Fundação Gaúcha de Bancos Sociais da FIERGS foi condecorada com a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (12). A entrega da honraria foi realizada pela deputada estadual e proponente do ato, Patrícia Alba (MDB), ao presidente da FIERGS e do conselho curador da Fundação, Gilberto Porcello Petry, na presença do presidente do Parlamento, deputado Gabriel Souza (MDB), deputados, diretores e demais autoridades.

Segundo a deputada Patrícia, a homenagem tem o objetivo de reforçar o papel do braço de solidariedade da FIERGS, bem como de ONGs e associações que não estão medindo esforços para atenuar um dos principais efeitos da pandemia: o aumento das desigualdades.

“Diante desta pandemia que se alastrou na realidade de todas as famílias, elevando os indicadores de vulnerabilidade social, pobreza e fome, felizmente contamos com organizações dispostas e estruturadas para fazer o bem aos que mais necessitam”, justifica Patrícia.

Criada em 6 de dezembro de 2003 pela FIERGS, a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais repassa a mais de 400 entidades que possuem função social produtos perfeitamente utilizáveis, como computadores, livros, materiais de construção, medicamentos, peças de vestuários, entre outros. Além disso, oferece cursos de iniciação e qualificação profissional e de técnicas de gestão empresarial.

“Hoje, o SESI e o SENAI formam o maior sistema privado de inclusão e promoção social do país e do mundo. Já formamos no Brasil mais de 75 milhões de trabalhadores, gente que estudou graciosamente. Essa é a função da indústria. A medalha que hoje a Fundação recebe significa um novo estímulo para que novas empresas se juntem a esta iniciativa, e nós possamos fazer mais”, conclama o presidente Petry.

Estímulos ao setor industrial
Durante a sua fala, a deputada Patrícia também defendeu a necessidade de repensar sobre o tamanho e a modernização do Estado, considerando que este ainda penaliza os trabalhadores e empresários gaúchos com a alta carga tributária. Aliás, a parlamentar tem se posicionado favoravelmente a uma “verdadeira reforma tributária” desde dezembro, quando assumiu uma cadeira no Parlamento Gaúcho.

“As nossas indústrias são estratégicas para a retomada da economia e necessitam de um ambiente de negócios mais competitivo e com redução e simplificação tributária. Da mesma forma como ocorre com as empresas, o cidadão gaúcho que perdeu ou tem o seu emprego ameaçado na pandemia não tolera mais pagar caro o pão, o leite, a gasolina, a energia e os demais itens de consumo”, comenta Patrícia.

Assembleia como parceira do Banco de Alimentos
Em seu pronunciamento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza (MDB), saudou a iniciativa e convidou a deputada Patrícia Alba para liderar a construção de uma parceria entre o Parlamento Gaúcho e a FIERGS, no intuito de fortalecer o trabalho da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais.

Também compareceram no ato o vice-presidente da FIERGS e titular do Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul, Thomaz Nunnenkamp; o diretor-geral do Sistema FIERGS, Carlos Heitor Zuanazzi; o advogado e consultor da FIERGS junto à Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, Sr. Marcino Fernandes Rodrigues Júnior; entre outras autoridades.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade