Forma-se primeira turma de bombeiro mirim em Caraá

Um grupo de 32 crianças da Escola Municipal Pedro José de Borba, de Caraá Central, teve sua formatura no sábado (02), à tarde, na frente da prefeitura municipal de Caraá.
O ato contou com as presenças do prefeito Magdiel Silva, do Major Acunha, comandante do 9º Batalhão Regional do Corpo de Bombeiros, Tenente Cardoso, comandante do Pelotão de Santo Antônio, vereador Bolívar Gomes representando a presidência da Câmara e de outras autoridades, além de grande número de populares, especialmente familiares dos formandos.
O ato aconteceu tal qual uma cerimônia militar. Inicialmente alunos com seus trajes do dia a dia, seguidos da chuva de batismo, através de jatos de mangueira de um dos bombeiros e após, troca de roupas, entrando com fardamento vermelho.
A empolgação das crianças impressionou os presentes. Houve discursos das autoridades.
O pelotão de bombeiros mirins foi coordenado pelos soldados do CBM Wagner Dornelles e Hilton Dornelles, que foram os que ministraram o curso no próprio recinto da Escola Pedro José de Borba.
COMANDANTE
O comandante regional do Batalhão de Bombeiros Militar definiu como de sua importância o contato que estava sendo feito com as crianças. “O objetivo é passar atividades sobre o convívio diário, conhecimento aproximo do trabalho do bombeiro além de destacar valores como disciplina, cumprimento de missões e sobretudo, respeito ao próximo”.
O Major Acunha afirma que o projeto é muito importante porque hoje em dia as crianças estão um pouco desligadas do convívio com seus semelhantes, servindo inclusive para promover as brincadeiras saudáveis e a atividade lúdica com as crianças.
“E a partir de agosto vamos ter o Bombeiro na Escola, onde militares falarão sobre prevenção de acidentes e a importância desses valores, bem como a respeito da rotina dos bombeiros”, completou.
PREFEITO
Falando a respeito do evento, o prefeito Magdiel Silva disse que estava honrado “em poder receber neste 2 de julho, dia nacional do bombeiro, aos que se dedicam com tanta garra e determinação a salvar vidas e zelar pelas comunidades”.
PROJETO PIONEIRO
Magdiel disse ser a primeira vez que este projeto é instalado no município sendo também pioneiro no litoral Norte a implantá-lo na rede escolar. “São muitas pessoas que ajudaram como o Major Acunha, tenente Cardoso e soldado Wagner. No começo a intenção era levar somente cinco alunos para Santo Antônio para fazer esta formação, mas quando os bombeiros vieram conversar conosco, levantamos a possibilidade de virem até Caraá para desenvolver o projeto”.
NOVAS TURMAS
O prefeito destacou que em agosto, “devido à falta de efetivo no Corpo de Bombeiros Militar, vamos ter mais turmas em outras escolas. As crianças aprendem mais disciplina, sendo instruídos em valores morais e éticos e principalmente formar cidadãos para acreditar no futuro de suas comunidades, sendo, quem sabe, até mesmo bombeiros voluntários pois estamos trabalhando para trazer o Corpo de Bombeiros também para o Caraá”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade