Cemitério da sede está sendo recuperado de danos causados por temporais

O mês de setembro foi bastante adverso para a conservação do Cemitério Municipal.
Conforme a coordenadora administrativa Rosângela Santos, a cobertura dos nichos localizados na parte fronteira do cemitério, foram bastante danificados, com numerosas telhas de brasilit sendo quebradas e outras, jogadas dentro do próprio cemitério.
Já as chuvas intermitentes do mesmo mês, causaram desmoronamento de um muro central do cemitério, atingindo doze túmulos.
O que pode ser recuperado, foi parcialmente restaurado, mas tem o trecho maior que caiu sobre os túmulos e para que os escombros sejam retirados, é necessário um trabalho mais meticuloso para não agravar os problemas já causados nas lápides.
Esta semana uma empresa terceirizada iniciou os trabalhos de recuperação dos telhados dos nichos.
A Secretaria de Obras cedeu uma funcionária das Frentes Emergenciais para ajudar na limpeza para o período de Finados.
VANDALISMO
Mas um problema que continua sem solução é o vandalismo no cemitério. Mesmo com sistema de vigilância no local, indivíduos têm se valido da escuridão e do silêncio do local à noite, para praticar furtos de citações em metal sobre o falecido em túmulos e molduras com a finalidade de venda deste material para terceiros.
“Mantemos vigilância 24 horas, mas infelizmente é um problema que continua ocorrendo”, lamenta Rosângela.
Outro aspecto importante é que a coordenadora mantém a atualização cadastral, mas para que isso ocorra, ela tem entrado em contato por telefone com familiares para atualização dos dados.
AUTORIZAÇÃO
Ela explica que o cemitério está dividido por quadras e os túmulos são numerados. Por isso, quando há pessoas que queiram promover limpeza junto às sepulturas dos seus familiares, elas devem se dirigir à coordenadora, cujo escritório fica junto das capelas mortuárias para pedir a autorização, porque, quando ocorre uma restauração, termina sendo apagado o número do túmulo e Rosângela precisa que as pessoas comuniquem à ela para que o cadastro prossiga atualizado.
CERCAMENTO
Outro aspecto importante é que o cemitério é muito grande estando em pauta a discussão de possível cercamento total do cemitério com muros para evitar maiores danos.
Por fim, a coordenadora administrativa agradece à administração pelo apoio que tem recebido, bem como às secretarias de Planejamento, Administração, Obras e Departamento do Meio Ambiente porque, sempre que faz uma solicitação, ela é atendida.

recuperado de danos causados por temporais

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade