Cemitério da sede está sendo recuperado de danos causados por temporais

O mês de setembro foi bastante adverso para a conservação do Cemitério Municipal.
Conforme a coordenadora administrativa Rosângela Santos, a cobertura dos nichos localizados na parte fronteira do cemitério, foram bastante danificados, com numerosas telhas de brasilit sendo quebradas e outras, jogadas dentro do próprio cemitério.
Já as chuvas intermitentes do mesmo mês, causaram desmoronamento de um muro central do cemitério, atingindo doze túmulos.
O que pode ser recuperado, foi parcialmente restaurado, mas tem o trecho maior que caiu sobre os túmulos e para que os escombros sejam retirados, é necessário um trabalho mais meticuloso para não agravar os problemas já causados nas lápides.
Esta semana uma empresa terceirizada iniciou os trabalhos de recuperação dos telhados dos nichos.
A Secretaria de Obras cedeu uma funcionária das Frentes Emergenciais para ajudar na limpeza para o período de Finados.
VANDALISMO
Mas um problema que continua sem solução é o vandalismo no cemitério. Mesmo com sistema de vigilância no local, indivíduos têm se valido da escuridão e do silêncio do local à noite, para praticar furtos de citações em metal sobre o falecido em túmulos e molduras com a finalidade de venda deste material para terceiros.
“Mantemos vigilância 24 horas, mas infelizmente é um problema que continua ocorrendo”, lamenta Rosângela.
Outro aspecto importante é que a coordenadora mantém a atualização cadastral, mas para que isso ocorra, ela tem entrado em contato por telefone com familiares para atualização dos dados.
AUTORIZAÇÃO
Ela explica que o cemitério está dividido por quadras e os túmulos são numerados. Por isso, quando há pessoas que queiram promover limpeza junto às sepulturas dos seus familiares, elas devem se dirigir à coordenadora, cujo escritório fica junto das capelas mortuárias para pedir a autorização, porque, quando ocorre uma restauração, termina sendo apagado o número do túmulo e Rosângela precisa que as pessoas comuniquem à ela para que o cadastro prossiga atualizado.
CERCAMENTO
Outro aspecto importante é que o cemitério é muito grande estando em pauta a discussão de possível cercamento total do cemitério com muros para evitar maiores danos.
Por fim, a coordenadora administrativa agradece à administração pelo apoio que tem recebido, bem como às secretarias de Planejamento, Administração, Obras e Departamento do Meio Ambiente porque, sempre que faz uma solicitação, ela é atendida.

recuperado de danos causados por temporais

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade