Neste domingo (26/10), vai ser realizada a 40ª edição da Festa dos Caminhoneiros.
Evento tradicional que há 40 anos é realizado no município, sempre reúne centenas de profissionais do volante que confraternizam com famílias e amigos, trocando impressões sobre viagens e relatando histórias que sempre marcam a vida de homens e mulheres que vivem quase sempre 24 horas na boléia de seus caminhões, levando a produção aos mais diferentes pontos do país.
A ORIGEM
Esta festa surgiu em meados da década de 80, durante uma confraternização de fim de ano, quando um grupo de caminhoneiros estava reunido em um churrasco na residência do conhecido Maziquinho, já falecido.
Nas conversas durante o churrasco surgiu a ideia: Por que não organizar uma festa anual para que a categoria pudesse confraternizar todos os finais de ano?
O LOCAL
Da ideia se partiu para a concretização. A primeira edição aconteceu no salão paroquial da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem e sempre com um grande objetivo: angariar recursos para a construção de uma sede própria. Para tanto, foi fundada a Associação que até hoje reúne profissionais, não apenas do município, como de outras regiões e estados brasileiros.
A OBRA
Escolhido o local, o que era apenas um projeto, passou a sua concretização. Assim, tijolo após tijolo, surgiu a magnífica sede da entidade. E para sua manutenção, começaram a ocorrer vários eventos, destacando-se como o principal deles, a festa dos caminhoneiros.
Passados 40 anos, a festa é hoje uma das principais referências dos caminhoneiros para suas confraternizações de final de ano, além de sediar outros eventos da comunidade.
A FESTA
Neste domingo a programação começará às 9 horas com uma missa festiva celebrada na sede da entidade na Rua Edemar da Silva Braga, 452.
Logo após será realizada a tradicional procissão motorizada pelas ruas da cidade, seguida de churrasco, onde serão oferecidas carnes de gado, carneiro, linguiça e saladas variadas. Depois ocorrerá o tradicional leilão. Às 16 horas reunião dançante com Nilmar Show e às 19 horas baile com Sandro Coelho.
São festeiros este ano, Felipe Iaronka e Lariane de Sousa Braga Iaronka, Mateus Tomaz da Silvas e Cleusa Marques Tomaz, Luan Eduardo Barbosa dos Santos e Jaciane Silva dos Santos e Alex Sandro Gil dos Santos e Vania Maltha da Silva.
O presidente da Associação disse que a diretoria está trabalhando bastante para ter uma grande festa. “Estamos participando das festas na cidade e no interior. A comissão e os festeiros estão unidos para comemorar os 40 anos dos caminhoneiros. Estamos na expectativa de uma grande festa, para a qual, aguardamos a todos.”
As fotos são colaboração do caminhoneiro Renan Silva dos Santos. A dos que estão sem camisa, documenta a festa na casa de Maziquinho, onde a ideia foi lançada e as demais são flagrantes de outros momentos das comemorações.
- Sto Antônio, Sto Antônio – Cultura