No próximo domingo (05), os alunos da Fábrica de Gaiteiros Santo Antônio da Patrulha se apresentarão ao lado de Renato Borghetti na Praça Nossa Senhora da Boa Viagem, no Domingo Cultural, às 15h. Além de Borghetti e do professor da unidade, Evandro Cardoso (Manchinha), o show que marca o encerramento do segundo ano do projeto na cidade contará com a participação dos alunos da Fábrica de Gaiteiros Morrinhos do Sul.
Idealizado pelo músico Renato Borghetti em 2012, a Fábrica de Gaiteiros tem atualmente 21 unidades em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em Santo Antônio da Patrulha, as aulas iniciaram em abril de 2022 e acontecem na Praça CEU, espaço cedido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria da Cultura, Turismo e Esportes. A turma conta com 13 alunos, todos estudantes de escolas públicas.
Os jovens gaiteiros já participaram de eventos como Semana Farroupilha do CTG Patrulha do Rio Grande, Moenda da Canção e do Encontro Anual de Gaiteiros, na cidade de Barra do Ribeiro. “É emocionante ver a evolução de cada aluno. Cada um tem o seu tempo e isso é muito respeitado durante as aulas”, comenta Raffaela Reis, produtora responsável pelo projeto em Santo Antônio da Patrulha que agradece também pela dedicação dos pais e do professor Manchinha: “Os pais se envolvem com muito carinho e parceria, é importante poder contar com eles. E temos um ótimo professor, atento às diferenças de cada aluno, calmo e experiente. Tenho certeza de que está sendo uma ótima vivência para todos os envolvidos”.
Financiado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto Fábrica de Gaiteiros – Unidade Santo Antônio da Patrulha tem o patrocínio do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha e parceria do Instituto Renato Borghetti de Cultura e Música. A realização é da empresa patrulhense Tambor Produções, Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução.