O secretário da Junta de Serviço Militar – Gravataí, Moacir Renato de Souza, comunica que, durante os 5 anos seguintes ao licenciamento, todos os oficiais e praças da reserva e reservistas devem realizar o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR).
O EXAR tem como principais finalidades: praticar o mecanismo de convocação; avaliar a eficiência do sistema de mobilização; atualizar dados; cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva; e consolidar os laços de solidariedade e camaradagem entre o pessoal da ativa e da reserva.
Atualmente, o EXAR pode ser realizado pela internet, por meio do endereço eletrônico exarnet.eb.mil.br (https://exarnet.eb.mil.br/) ou na Organização Militar (OM) em que estiver vinculado, ou na mais próxima de onde resida.
A apresentação no EXAR deverá ser realizada no período de 9 a 16 de dezembro, presencial ou Exarnet, pelos integrantes da reserva do Exército Brasileiro, que tenham se afastado do serviço ativo e que se enquadrem nos seguintes universos:
– oficiais e praças de carreiras transferidos para a reserva remunerada;
– oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e patente;
– oficiais e praças temporários licenciados;
– aspirantes a oficial e oficiais da reserva não remunerada concludentes de cursos realizados em órgãos de Formação de Reserva (CPOR/NPOR);
– portadores de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), que tenham sido classificados em situação especial;
– praças reservistas de 1ª e 2ª categorias licenciados.
O cidadão que não fizer a apresentação no período regular, poderá realizá-la em qualquer parte do ano. Neste caso, será cobrada uma multa federal.