Foto: Tiago Cechinel/PMG
A partir da previsão de que um novo fenômeno climático atingirá o Estado entre a sexta-feira, 7, e o sábado, 8, a Prefeitura de Gravataí colocará a Defesa Civil do município e demais secretarias de governo em prontidão durante todo o fim de semana. Ainda que as projeções meteorológicas indiquem um volume de chuva menor do que o verificado durante a passagem do ciclone extratropical, no dia 16 de junho, o prefeito Luiz Zaffalon convocou reunião para viabilizar uma rede de resposta ágil e eficaz em caso de necessidade nos próximos dias.
“É uma ação preventiva. Reforço que não esperamos algo com a mesma gravidade do ciclone do mês passado, mas estaremos de sobreaviso, nossa Guarda Municipal estará disponível 24 horas para chamados de emergência pelo fone 153”, tranquiliza o prefeito Zaffalon.
Estrutura pública
O centro do atendimento em caso de emergência é a Defesa Civil Municipal (51- 99677-5371), que age nos casos onde há necessidade de socorro, remoção de áreas atingidas e análise de risco. Guarda Municipal (153) e Corpo de Bombeiros (193) também podem ser acionados em situações de emergência.
Os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estão organizados como principais pontos de atenção à população nas demandas por alimentos, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, roupas e calçados. Em paralelo, as equipes do Serviço Social estão aptas para receber, alojar, alimentar e atender os gravataienses, com o apoio da Secretaria da Educação no acolhimento.
Já a Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal (Sema) disponibilizará um plantão para chamados de emergências (51-99999-5799) que atuará de forma integrada com Defesa Civil e Bombeiros. Quatro barcos estarão disponíveis para resgates de pessoas, fauna e animais domésticos que estejam em risco. De forma preventiva, engenheiros, geólogos e biólogos da Sema dão suporte ao trabalho de avaliação de áreas consideradas em risco de inundação e/ou alagamento e deslizamento.
Confira a veracidade dos avisos e alertas
Embasada em diversos centros e institutos de meteorologia, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul recebe e emite avisos e alertas em caso de previsão de eventos climatológicos ou desastres naturais. É fundamental que a população se informe sobre fenômenos climáticos e busque orientações de segurança a partir de fontes oficiais, como páginas oficiais de Estado, prefeituras e órgãos de imprensa oficialmente reconhecidos.
Lembrete: Avisos e alertas são previsões e podem ou não se confirmar.
Receba alertas oficiais da Defesa Civil
A população pode receber, gratuitamente por smartphone, alertas da Defesa Civil sobre a possibilidade de ocorrência de desastres e de eventos adversos, acompanhados de recomendações ou ações emergenciais para a população em situação de risco. Basta cadastrar o CEP de residência, enviando um SMS para 40199.
Números de emergência
Situações de risco devem ser informadas pelos telefones:
Guarda Municipal (153)
Defesa Civil Municipal (51- 99677-5371)
Corpo de Bombeiros (193)
Defesa Civil Estadual 199