Espetáculo de Teatro Documentário A Noiva da Lagoa terá apresentação em SAP

A famosa lenda da noiva da Lagoa dos Barros, um dos crimes de feminicídio que mais chocou o Rio Grande do Sul volta à Santo Antônio sob a forma de documentário
Contando com uma ampla pesquisa documental sobre o crime tendo sua montagem dramatúrgica, sob supervisão de Rafael Guimaraens, e direção de Xico de Assis e que estreou dia 16 de junho na Sala Qorpo Santo, da UFRGS, agora será a vez de Santo Antônio da Patrulha receber este espetáculo.
Para a criação do documentário foi realizada abrangente pesquisa sobre o crime, bem como entrevistas com mulheres vítimas de violência, acolhidas pelo Projeto Borboleta, do Foro Central de Porto Alegre.
A equipe de criação é formada por um grupo de artistas que trabalhou colaborativamente na encenação do espetáculo. A direção aborda a cena a partir do conceito de relação tóxica, enfatizando as dinâmicas que levam ao crime de feminicídio, mais do que a reconstituição do fato histórico, em si.
Para tanto, a dramaturgia, criada pelas atrizes, aborda o tema pela perspectiva feminina, cujas cenas são inspiradas nos relatos atuais de violência doméstica, mescladas com testemunhos de mulheres sobreviventes de tentativas de feminicídio. Além de fatos relatados no processo judicial, compilados pelo jornalista Rafael Guimaraens, que fez a formatação final do texto cênico.
Dessa forma, a atuação mescla a estética realista-naturalista com cenas de teatro gestual, para abordar o universo fantasmagórico, e a projeção de depoimentos de mulheres reais, documentos e jornais da época e de crimes contemporâneos.
A cenografia de Lilian Maus, inspira-se na Lagoa dos Barros, local onde o corpo de Maria Luiza Haussler, foi descartado em 1940, pelo namorado, fato que gerou a lenda da noiva fantasma.
Desde já deixamos este convite para nossa comunidade se trata de um evento Gratuito. Com duração de 1:20 min, a indicação de faixa etária é 16 anos e vai contar com um bate-papo com público após o espetáculo.
Santo Antônio da Patrulha: dia 13 de julho, às 19h
Teatro da Praça CEU, Rua Fernando Lemos, 85. Bairro Bom Princípio
Todas as apresentações têm entrada franca
Ingressos gratuitos no local 1h antes do espetáculo.
Financiamento: Pró Cultura RS – FAC

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade