Espetáculo de teatro-documentário “A noiva da Lagoa” em julho na praça CEU

Do Blog Super Transado

Partindo da lenda da noiva da Lagoa dos Barros, um dos crimes de feminicídio mais importantes da história do Rio Grande do Sul, com ampla pesquisa documental, esta montagem, com dramaturgia de Laura Retamar, Luiza Escandiel e Verônica Becker, sob supervisão de Rafael Guimaraens e direção de Xico de Assis, estreia dia 16 de junho na Sala Qorpo Santo, da UFRGS e em julho em Santo Antônio. A partir da estreia, inicia sua circulação em municípios do RS. O projeto, um financiamento Pró-Cultura – RS FAC, terá ainda um eixo educacional e um seminário sobre prevenção da violência contra a mulher.
Para a criação do espetáculo, foi realizada abrangente pesquisa sobre o crime, bem como entrevistas com mulheres vítimas de violência acolhidas pelo Projeto Borboleta, do Foro Central de Porto Alegre. No mês de junho serão realizadas cinco apresentações gratuitas, para público, incluindo aos alunos, que serão convidados a participar previamente de uma oficina de Teatro Fórum sobre o tema do feminicídio e prevenção da violência doméstica. Após assistirem o espetáculo, os estudantes participarão de uma roda de conversas com o elenco. Em julho serão realizadas outras cinco apresentações gratuitas nas cidades de Santo Antônio da Patrulha e Osório, onde se localiza a Lagoa dos Barros, Alvorada, Canoas e Guaíba. Como encerramento das ações será realizado um seminário de troca de saberes com coletivos, ONGs e entidades governamentais sobre o tema da violência contra a mulher, quando será feito o compartilhamento do material de pesquisa do projeto.
Em Santo Antônio da Patrulha a apresentação será no dia 13 de julho, às 19h na Sala da Praça CEU, Rua Fernando Lemos, 85. Bairro Bom Princípio.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade