Escritor patrulhense convidado para escrever estudo sobre membro da Academia Brasileira de Letras

Eduardo Jablonski, 52 anos e vivendo há 19 anos em Santo Antônio da Patrulha, recebeu por esses dias uma ligação telefônica da Academia Brasileira de Letras, do Rio de Janeiro, para que fizesse um segundo livro sobre a obra de Carlos Nejar, o único gaúcho na ABL.
Em 2020, o patrulhense já havia publicado “Carlos Nejar, um Imenso Poeta”, com patrocínio da editora Class. Porém, este livro tratava da poesia de Nejar. Agora, o acadêmico deseja que o patrulhense faça um estudo sobre a prosa dele, e o ensaio se chamará “A Ficção Inventiva e Mágica de Carlos Nejar” e sairá ainda em 2022. Além disso, Eduardo Jablonski acaba de publicar, também pela Class, “Celso Gutfreind, um poeta para o outro” e tem outras duas encomendas de editoras de Porto Alegre: um estudo sobre a obra do romancista Mauro Maciel e outro sobre Airton Ortiz.
Hoje o patrulhense já publicou 23 obras, todas com patrocínio de editoras da capital, e em duas delas recebeu salário para escrever. Como é crítico literário, elaborou estudos sobre Armindo Trevisan, Luiz de Miranda, Carlos Nejar, Celso Gutfreind, Rossyr Berny, José Eduardo Degrazia e sobre o conterrâneo e amigo Luiz Nicanor. Eduardo Jablonski é mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS, tem sete especializações e três graduações.
Formou-se em Letras Inglês (Universidade La Salle, de Canoas) e Filosofia (Ufpel EaD) e está no terceiro semestre de Letras Espanhol (Ufpel EaD, sem aproveitar nenhuma cadeira), é fluente em cinco idiomas: português, inglês, espanhol, francês e italiano, mas também estuda há anos (porém ainda não sendo fluente) alemão, polonês, catalão e latim, afora Libras. Como tem patrocínio de quatro editoras, o patrulhense publica em torno de quatro a cinco obras por ano. Suas metas são continuar estudando no Polo Universitário de Santo Antônio, sempre no sentido de melhorar tecnicamente para continuar recebendo encomendas de livros.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade