O Movimento Escoteiro deverá retornar às suas atividades em Santo Antônio.
Com esta finalidade, e para falar sobre a volta do grupo de Escoteiros Júlio de Castilhos, estiveram em visita à Folha Patrulhense João Luiz Batista, presidente do Grupo Escoteiro de Osório e coordenador do Litoral Norte, Rolante e Riozinho, acompanhado de Márcio Almeida, que presidiu o Grupo Guarda Velha que interrompeu suas atividades durante a pandemia, mas que caminha agora para sua reativação.
APOIO
Ambos estiveram conversando com o prefeito Rodrigo Massulo de quem obtiveram todo o apoio para a volta do movimento juvenil, inclusive com o apoio da Secretaria Municipal da Educação.
João Luiz afirma que o Escotismo tem o apoio dos clubes de Serviço Lions, Rotary e também da Maçonaria.
“Os Escoteiros são um grupo de serviço inspirado nos valores de cidadania, honra, civismo e altruísmo”, afirma João Luiz.
A família é fundamental no apoio aos seus filhos que ingressarem no Escotismo, que são como um norte na orientação para valores morais que são fundamentais para o seu futuro.
O QUE É O MOVIMENTO
Conforme consta no site www.escoteirosrs.gov.br/escotismo, o movimento foi fundado em 1907 na Inglaterra por Robert Baden-Powell, condecorado militar britânico e autor do livro Escotismo para Rapazes. O livro é considerado o pontapé inicial ao surgimento do Movimento Escoteiro e por décadas influenciou grupos de adolescentes por todo o planeta a formarem as primeiras Tropas Escoteiras. Inspirado por valores como cidadania, honra, civismo e altruísmo, Baden-Powell escolheu o Cavaleiro São Jorge como padroeiro dos escoteiros. Motivo este que leva à data de 23 de abril como a escolhida para a comemoração do Dia do Escoteiro, dia de São Jorge.
“O que iniciou como uma proposta de atividades ao ar livre para grupos de jovens na Inglaterra do início do século vinte, hoje segue em constante atualização no mundo em que vivemos, com foco principal no protagonismo e no envolvimento juvenil. Através de um programa educativo baseado na Lei e na Promessa Escoteira, o escotismo foi, e ainda é, um dos maiores movimentos de educação não formal para jovens do mundo.
O escotismo pode ser considerado como um grande jogo ao ar livre, onde os jovens dividem-se em pequenos grupos, as patrulhas ou matilhas, e realizam diversas atividades que lhes dão a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos. São acampamentos, jornadas, trilhas, aventuras e desafios em grupo que a cada dia os tornam mais empoderados e cientes das suas responsabilidades, tornando-os cidadãos ativos dentro e fora do escotismo.
No Brasil pretende-se alcançar 150 mil escoteiros até 2025, tornando o escotismo o mais relevante movimento de educação juvenil no país, inspirando mudanças positivas através dos jovens em suas comunidades e no mundo.”
No Brasil o movimento chegou em 1910 trazido pela Marinha, espalhando por todo o país.
CATEGORIAS
Dentro do Escotismo há as seguintes categorias:
Dos 6,5 anos aos 10 de idade: Lobinhos
Dos 11 aos 14: ramo Escoteiro
Dos 15 aos 17: ramo Sênior
Dos 18 aos 21 anos: ramo Pioneiro.
COMO SE INSCREVER
Os interessados devem ligar para o celular (51) 99720-2838 e falar com Márcio para inscrições no Movimento Escoteiro e para obterem maiores informações a respeito de reuniões e demais atividades.