A Escola Estadual de Ensino Médio Patrulhense mais uma vez voltou a ser destaque no cenário da Educação do Rio Grande do Sul ao receber, no encerramento do RS Innovation Stage, palco do governo no South Summit Brazil 2025, o prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho.
As ex-alunas Mariana Rodrigues e Vitória Ligabue, concluintes de 2024 daquela Escola foram premiadas pelo projeto PÓ DE ROCHA BASÁLTICA DO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA/RS: Um Olhar Em Direção Às Suas Potencialidades Como Fertilizante na Agricultura Familiar”, apresentado na I Fest Tunísia 2024, evento realizado na cidade de Tunes, na Tunísia, continente africano, em que receberam medalha de bronze pela sua apresentação.
Junto às alunas, o professor Mateus Carvalho também recebeu o prêmio das mãos da Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul Raquel Teixeira, já que essa é a primeira vez que são premiados também os professores orientadores dos projetos.
A diretora, professora Bianca Salazar dos Santos, ao lado do professor Matheus, foram os orientadores das alunas premiadas.
PIONEIRA
Na oportunidade, a Secretária de Educação Raquel Teixeira salientou que a Escola Patrulhense foi a única instituição da rede pública estadual recebendo o prêmio neste ano, trazendo também a importância do incentivo ao protagonismo juvenil e o incentivo à iniciação científica. O reconhecimento da secretaria ao trabalho realizado na escola significa muito para a comunidade escolar, que recebe junto as parabenizações e mensagens de carinho recebidos, que se estendem a todas e todos da escola, equipe diretiva, professores e professoras, merendeiras, serventes, secretárias e monitoras, pois cada um contribuiu para essa conquista. A entrega foi feita pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).
A secretária disse ser um orgulho entregar o Prêmio dentro do SSB. “Este é o espaço da conexão, da tecnologia, da inovação. E o nosso Estado é pioneiro em diversas iniciativas na área da educação, então fazemos esta junção hoje aqui no palco”, afirmou.
Já a diretora de Gestão da Inovação da Sict, Paola Rücker Schaeffer, celebrou o momento de reconhecer o esforço dos estudantes: “É um prazer encerrar este espaço do governo no South Summit reconhecendo os talentos do Rio Grande do Sul”. A premiação é oferecida pelo programa Educar para Inovar, uma parceria da Sict e da Seduc, com selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
CIÊNCIAS DO PATRU
A escola agradece a todas e todos que apoiaram e continuam apoiando as iniciativas da iniciação científica e aproveita para fazer o convite para a terceira edição da Feira de Ciências do Patru, que acontecerá nas dependências da escola no dia 17 de julho deste ano. O evento reúne projetos de pesquisas elaborados pelos estudantes e é uma oportunidade para conhecer o trabalho realizado na escola e conhecer aqueles que podem vir a ser os próximos premiados como Jovens Talentos Cientistas Gaúchos.