Escola Patrulhense bicampeã da Infomatrix Brasil

Na última semana, mais um grupo de estudantes da Escolas Patrulhense saiu em busca de novas aventuras científicas. As duplas Mariana Rodrigues e Vitória Ligabue, Jamilly Borba e Nathalia Peixoto e Edna Santos e Sabrina Krenz, acompanhadas dos professores Mateus Carvalho e Marlon Guimarães e da diretora da escola Bianca Salazar, participaram da Infomatrix Brasil 2023, em Blumenau, SC.
Lá, as meninas puderam apresentar seus trabalhos para a comunidade de Blumenau, bem como a estudantes e professores de outros estados do Brasil e até para grupos vindos do México. Isso possibilitou muitos aprendizados, novas amizades e trocas de experiências valiosas.
O trabalho apresentado pela Mariana e Vitória, orientado pela professora Adriana Nascimento, consiste em uma pesquisa tem o título de Pó de Rocha Basáltica do Município de Santo Antônio da Patrulha/RS: um olhar em direção às suas potencialidades como fertilizante na agricultura familiar e busca estudar como os rejeitos das atividades mineradoras do município podem servir como uma alternativa mais barata e ecológica aos agricultores familiares da região. As gurias foram premiadas na Infomatrix com indicação para publicação em duas pesquisas científicas, revista científica Scientia Prima, da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência e a revista científica Orama. Além disso, foram premiadas com o maior prêmio da feira, o troféu Platino, assim como uma credencial para participar de uma feira na Tunísia.
O trabalho escrito e apresentado pelas alunas Edna e Sabrina recebe o título de Raízes Sustentáveis: Explorando Alternativas Sustentáveis de Produção de Bioplásticos Para Embalagens foi orientado pelo professor Marlon Guimarães e busca a produção de bioplástico a partir do amido do aipim que poderia ser utilizado na agricultura familiar, seja para embalar produtos ou para comercializar mudas de plantas, já que o plástico não seria agressivo ao meio ambiente como o plástico convencional acaba sendo. As meninas também foram agraciadas com convite para publicação nas revistas já citadas e receberam medalhas de ouro pelo seu projeto, além da credencial para feira no México.
O trabalho, por fim, das alunas Jamilly e Nathalia, A Produção da Fibra do Leite para fins de tecelagem: uma alternativa sustentável ao mundo da moda, foi orientado pela professora Adriana Nascimento, busca investigar possibilidades de uso do leite impróprio ao consumo, apresentando alternativas aos pequenos produtores da região quando necessário. A ideia das gurias, e é o que as pesquisas feitas sugerem, é produzir uma fibra têxtil a partir do leite, possibilitando a criação de roupas. Esse projeto recebeu medalhas de bronze na Infomatrix, assim como um credencial para participar de uma feira na Espanha. Além disso, as meninas já haviam sido premiadas na Mostra Científica do Litoral Norte Gaúcho, a Moscling, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Litoral Norte, na semana anterior.
Todos os trabalhos foram coorientados pelo professor Mateus Carvalho, professor de Iniciação Científica da escola e pela diretora da escola Bianca Salazar. Ambos foram os organizadores da Feira de Ciências da instituição, de onde saíram as credenciais para a Infomatrix. Além disso, estiveram junto ao processo de escrita dos trabalhos, organizaram e acompanharam as saídas a campo e aos laboratórios e na organização da inscrição na feira e de toda a parte burocrática da viagem. A escola recebeu um apoio importantíssimo da FURG-SAP e expressa imensa gratidão à atenção das Gurias na Ciência dedicadas às gurias da escola.
“Trazer todos esses prêmios para nosso município é muito gratificante e nos dá a certezade de que a escola pública pode ter sim um educação de qualidade, que valoriza o jovem e o torna protagonista de suas ações. Temos exemplos claros disso nos jovens patrulhenses, a Lívia e o Rafael no Chile, as gurias em Blumenau, são amostras do que é possível. Nós, professores, precisamos acreditar no potencial de cada um, deixar suas ideias florescerem, a nossa missão é regar e compartilhar os frutos com os demais. Acredite na educação!”, relata a diretora Bianca Salazar.
Além disso, a escola gostaria de agradecer, também, os apoiadores Shoenardie English School, Basalto A. P. de Carvalho, Schaeffer Construções, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha, assim como a Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Santo Antônio da Patrulha.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade