Com o objetivo de oferecer melhores condições estruturais e em menor tempo, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Educação (Smed), iniciou nesta quarta-feira, 15, a instalação de cinco salas de aula modulares na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nova Conquista, no Rincão da Madalena, aumentando a capacidade de atendimento em 160 alunos, por turno, passando de 709 para 869. Com um investimento de R$ 1,75 milhão, além das salas, que são de estruturas em concreto branco com fibra de vidro – o que melhora a temperatura e a acústica – e piso de porcelanato, em um sistema construtivo modular, a escola está recebendo três banheiros, sendo um adaptado para pessoas com deficiência.
Em 2021, o prefeito Luiz Zaffalon decidiu pela contratação desse novo modo de construção para que, de forma rápida e eficiente, a Prefeitura aumentasse o número de salas de aula nas escolas da rede municipal – já foram instaladas três salas na Emef Jerônimo Timóteo Da Fonseca, no bairro Monte Belo; e dez salas e dois banheiros na Emef Murialdo. “A cada ano, mais famílias têm buscado matricular seus filhos nas escolas do município, e temos de abrigar todas as crianças; com as salas modulares, entregamos um bom resultado em metade do tempo”, destaca o prefeito Zaffa.
De acordo com o setor de obras da Smed, enquanto uma obra nos moldes convencionais demoraria em torno de seis meses para ser entregue, no formato construtivo modular o tempo cai para três meses, ou até menos. Conforme Luana Mafiolete, engenheira civil da Smed, o fato de não precisar de manutenções também faz com que esse tipo de investimento torne-se mais atrativo.
Para a secretária municipal da Educação Magda Ely, a vantagem desse método construtivo é a rapidez e a garantia de que a obra será entregue, evitando problemas como o de empresas que abandonam os serviços, por vezes alegando problemas financeiros. “É um novo tempo para a educação de Gravataí, executando construções modernas e com maior conforto”, ressalta a secretária. As novas instalações da Emef Nova Conquista devem ser entregues no dia 17 de abril.