Escola Municipal de Educação Infantil Menino Deus realiza passeio histórico pela cidade

Uma iniciativa da Escola Municipal de Educação Infantil Menino Deus, de realizar um passeio histórico pela cidade, motivou a professora Silene Pisoni a escrever este artigo, que mais se assemelha a um relato sobre a experiência vivida com as crianças.
“Sempre que íamos à pracinha da escola, nos chamava a atenção a curiosidade das crianças ao ver a imagem do Santo Antônio, no Santo Paradouro. Isso nos instigou à criação de uma proposta de trabalho com a turma do Maternal II da Escola Municipal de Educação Infantil Menino Deus.
Sob a coordenação das professoras Silene Pisoni e Renara Ferreira Bica, iniciamos levando as crianças até o Santo Paradouro, onde conversamos sobre a imagem e a Capela lá existentes. No dia seguinte apresentamos à turma o livro “Era uma vez em… Santo Antônio da Patrulha”, de Léia Cassol. Realizamos a leitura de uma parte da história, destacando o bolinho de chuva gigante, o sonho de Santo Antônio, que depois foi apresentado às crianças que puderam degustá-lo.
Já no terceiro dia realizamos a leitura de mais uma parte da história, destacando os pontos turísticos localizados no Centro Histórico: Fonte Imperial, Prefeitura Municipal, Museu e Igreja Matriz. Após a leitura e conversa, partimos para a visitação nestes espaços: fomos ao gabinete do prefeito, à Fonte e à Igreja Matriz. Lá as crianças questionavam qual era a casa da Fernanda, personagem da história.
No quarto dia trabalhado realizamos um piquenique na praça do bairro, aos fundos da escola, onde cada criança participou com um lanche preparado pela mãe, fazendo uma relação com a festa de aniversário da tia-avó Joanoca, festa esta destacada no livro.
Por fim, realizamos a leitura do final do livro. Apresentamos uma caixa com uma colcha de retalhos dentro, representando a mesma encontrada pela personagem Fernanda e os primos. Agregamos nossa produção nesta colcha, pintamos em retalhos o que tínhamos vivenciado na semana e ainda colocamos algumas fotos dos momentos de aprendizados que tivemos.
Esse material ficou exposto na E.M.E.I. Menino Deus como forma de registro de uma semana em que tivemos leitura, imaginário, vivências, brincadeiras, momentos estes que com certeza ficarão marcados em cada uma das crianças.”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade