Sempre que as crianças passam a ter contato com a terra, semeando mudas, seja de árvores ou hortaliças, costumam adquirir um hábito de zelar pelo que plantaram.
E não é diferente na Escola Estadual Visconde do Rio Branco, localizada em Portão I onde alunos, supervisionados pela professora Elenice Silva Cairuga desenvolve junto às crianças a salutar prática de cuidar da horta do colégio.
E o resultado tem sido positivo porque elas terminam acompanhando o desenvolvimento das plantinhas até sua fase adulta, regando, cuidando com carinho para que pássaros não estraguem suas plantinhas.
PROJETO AMABIO
“A horta surgiu a partir do projeto Amabio no qual a nossa escola é contemplada e a partir dele a gente começou a focar muito no meio ambiente na educação ambiental”, explica Elenice acrescentando que o projeto Amabio é uma parceria com Sicoob e tem objetivo de plantar sementes para reflorestamento das matas ciliares com ajuda de um biólogo que vem atender os alunos todos os meses no final deste ano faremos a plantação dessas mudas.
ESTUFA
A professora conta que a horta começou dentro da estufa em caixas de feira. “Assim que a gente foi plantando compramos mudas, sendo que os alunos vêm no turno inverso Eu tenho algumas horas dedicadas para esse projeto. Então eu chamo os alunos do inverso e eles ajudam no desenvolvimento desse projeto”.
O objetivo era fazer um canteiro maior nos fundos da escola onde os alunos pudessem fazer uma plantação maior de mudas de hortaliças e temperos e chás também. “Semeamos as mudas e as desenvolvemos dentro da estufa para depois transportar para a horta maior”.
APOIO
Para o projeto, há o apoio da Secretaria do Meio Ambiente na pessoa do secretário Cassius Peixoto. “Temos o apoio da Emater que já esteve aqui visitando e nos instruindo qual o melhor lugar para fazermos a horta. Contamos também com o apoio de biólogos aqui do município que já fizeram palestras com nossos alunos de como fazer compostagem e para reaproveitamento das cascas de alimentos o qual também tivemos a doação de composteiras pela prefeitura. E contamos sempre com a parceria com o Amabio, na pessoa do Biólogo Gregori que está a cada mês presente na escola atendendo os alunos e nos auxiliando tirando dúvidas e até fornecendo alguns complementos para nossa horta”.
O QUE PLANTAM
Elenice afirma que por enquanto os alunos plantam alface, beterraba, pimentão e tomate, mas também há temperos verdes e alguns chás.
As hortaliças servem para a merenda escolar, mas é intenção estender o projeto de atendimento à comunidade.
“Estamos desenvolvendo a ideia de uma feirinha com a plantação que a gente fez agora”, afirma empolgada a professora que lidera o projeto.
“As crianças amam vir em turno inverso na escola e encontrar os amigos diferentes do dia a dia e atividades como essa, onde eles têm contato direto com a experiência. Fica clara a satisfação em poder ajudar e poder colocar em prática o que eles já têm de conhecimentos de adolescentes que também ajudam nas plantações”.
BENEFÍCIOS
Segundo a professora autora do projeto, este tipo de experiência traz muitos benefícios que vão além da sala de aula, pois ao interagir com a terra e a natureza entramos em contato com a essência natural do ser humano, pois nos sentimos parte do todo, e isso desenvolve uma educação integral.