Tendo em vista proporcionar prevenção, promoção e atendimento qualificado aos pacientes, a Prefeitura de Gravataí iniciou o ano com todas as equipes médicas completas nas unidades de saúde. Os profissionais admitidos e que passaram a integrar o quadro de servidores da rede municipal fazem parte dos aprovados no concurso público da área da saúde e do Programa Médicos pelo Brasil, custeados, em parte, com recursos do tesouro municipal.
“Gravataí tem uma rede de saúde que é referência no Rio Grande do Sul. Nosso governo trata a pauta como prioridade, sempre buscando qualificar ainda mais o atendimento ofertado à população”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon.
Na manhã desta quarta-feira (17/1), o gestor visitou a Unidade de Saúde da Família (USF) São Vicente, que conta com quatro equipes completas de Estratégia Saúde da Família (ESF), compostas, cada uma, por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde.
Assim, Gravataí possui todas as 51 equipes de ESF completas nos serviços de Atenção Primária. Além disso, explica o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, as equipes que prestam os atendimentos nas nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também estão com o quantitativo integral de profissionais. “Tem sido motivo de satisfação e orgulho percebermos os avanços na nossa rede. Essa qualificação vem ao encontro das medidas adotadas pelo nosso governo na área”, comenta.
Entre UBSs e USFs, o município conta com 29 unidades, que, além de atuarem diretamente nos bairros onde as pessoas moram, resolvem grande parte dos problemas de saúde da população gravataiense. A Saúde da Família faz parte do serviço de Atenção Primária padronizado pelo Ministério da Saúde e tem como característica ser o primeiro nível de atenção à saúde, ou seja, caracteriza-se como a principal porta de entrada aos serviços.
“A unidade passou por um momento complicado, no final de 2022, em relação à saída de médicos. Felizmente, estamos com todos os atendimentos restabelecidos, contando com as equipes completas. A agilidade e a estratégia adotada pelos gestores foi fundamental para a regularização dos atendimentos médicos da população”, observa a coordenadora da USF São Vicente, Vanessa Tarragô.
Recentemente, o prefeito Luiz Zaffalon autorizou a nomeação de 29 novos médicos aprovados no Concurso Público nº 01/2022, que tiveram aumentos de remuneração custeados pela prefeitura. Assim, foram chamados clínicos, ginecologistas e pediatra para atuação nas UBSs e médicos da ESF para atuação nas USFs, beneficiando diversas unidades e comunidades atendidas.
Também estiveram presentes durante a visita à USF São Vicente o vice-prefeito Dr. Levi Melo, o secretário municipal da Saúde substituto, Bruno Palaver, e o coordenador da Atenção Básica da SMS, Luciano Albrecht.