Equipes da Prefeitura vão às residências vacinar idosos acamados

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), começou nesta quarta-feira, 11, a vacinação contra a Covid-19, das pessoas acamadas com mais de 85 anos. Para este público, a Vigilância Municipal em Saúde (Viemsa) fez um mapeamento dos cadastros e as doses estão sendo aplicadas na residência da pessoa. Até essa quinta-feira, Gravataí já havia recebido 8.810 doses da Coronavac, imunizado 75 idosos acamados e 51 cuidadores.

As imunizações estão sendo feitas pelas equipes da Viemsa e da Estratégia e Saúde da Família (ESF). A SMS lembra que para os idosos nessa condição, que não são atendidos por um agente comunitário em saúde, a família deve entrar em contato com a Viemsa para solicitar a vacina.
Além dos acamados, os idosos, acima de 85 anos, também estão recebendo a dose do imunizante. Neste caso, a vacinação está ocorrendo nas unidades básicas de saúde Centro e São Judas Tadeu e nas unidades de saúde da família Águas Claras, Neópolis e Barro Vermelho.

Para a dona Josefa Lassakoski, de 90 anos, idosa acamada que recebeu a vacina na manhã desta quinta-feira, a ansiedade pela vacina era grande. A mãe, de 5 filhos, acredita que a partir da segunda dose vai ser mais tranquilo poder recebê-los em casa. “Agora, eu fico mais tranquila, ainda mais que a minha filha que me cuida também pôde tomar”, comentou. Juntamente com os idosos acamados, um responsável também está sendo imunizado, é o caso da Ana Maria da Mara, de 74 anos, filha da dona Maria Amélia Machado, de 94 anos. A filha cuida da mãe acamada, há mais de 12 anos, e diz estar muito mais tranquila com a chegada da vacina.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Nosso canal no WhatsApp
Publicidade