Equipes da Prefeitura vão às residências vacinar idosos acamados

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), começou nesta quarta-feira, 11, a vacinação contra a Covid-19, das pessoas acamadas com mais de 85 anos. Para este público, a Vigilância Municipal em Saúde (Viemsa) fez um mapeamento dos cadastros e as doses estão sendo aplicadas na residência da pessoa. Até essa quinta-feira, Gravataí já havia recebido 8.810 doses da Coronavac, imunizado 75 idosos acamados e 51 cuidadores.

As imunizações estão sendo feitas pelas equipes da Viemsa e da Estratégia e Saúde da Família (ESF). A SMS lembra que para os idosos nessa condição, que não são atendidos por um agente comunitário em saúde, a família deve entrar em contato com a Viemsa para solicitar a vacina.
Além dos acamados, os idosos, acima de 85 anos, também estão recebendo a dose do imunizante. Neste caso, a vacinação está ocorrendo nas unidades básicas de saúde Centro e São Judas Tadeu e nas unidades de saúde da família Águas Claras, Neópolis e Barro Vermelho.

Para a dona Josefa Lassakoski, de 90 anos, idosa acamada que recebeu a vacina na manhã desta quinta-feira, a ansiedade pela vacina era grande. A mãe, de 5 filhos, acredita que a partir da segunda dose vai ser mais tranquilo poder recebê-los em casa. “Agora, eu fico mais tranquila, ainda mais que a minha filha que me cuida também pôde tomar”, comentou. Juntamente com os idosos acamados, um responsável também está sendo imunizado, é o caso da Ana Maria da Mara, de 74 anos, filha da dona Maria Amélia Machado, de 94 anos. A filha cuida da mãe acamada, há mais de 12 anos, e diz estar muito mais tranquila com a chegada da vacina.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade