Entrega da nova UTI do Hospital Dom João Becker completa seis meses

Número de leitos foi duplicado, subindo de dez para 20 unidades

Há seis meses, a Prefeitura de Gravataí, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e a iniciativa privada, inaugurou a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dom João Becker (HDJB), uma das obras mais aguardadas da instituição. Assim, a área física passou de 257 metros quadrados para 515 metros quadrados e o número de leitos foi duplicado, aumentando de dez para 20 unidades. O local atende tanto pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto de convênios e particulares.

“Por sabermos da sua importância para termos um melhor atendimento para nossa população, fizemos enormes esforços para que essa obra fosse executada, o quanto antes”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon.

Conforme o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, ressaltou, a pandemia de covid-19 reforçou a importância de se ter uma estrutura, à altura da necessidade, que pudesse suportar a demanda de uma cidade do tamanho de Gravataí. “A duplicação da UTI representou um dos passos mais importantes do nosso governo municipal, no intuito de fornecer a qualificação da estrutura existente à época”, disse.

Por meio de um convênio, o Executivo repassou cerca de R$ 3,8 milhões para a realização da obra, pouco mais da metade do valor total da iniciativa, estimada em R$ 6,6 milhões. Além da duplicação de leitos e da área física, a nova UTI do hospital foi entregue com outras melhorias, como sanitário para pessoas com deficiências (PcD), ampla sala de espera, novas áreas de apoio para a assistência e nova estrutura de diálise.

“Muito mais do que a duplicação no número de leitos, a UTI do Hospital Dom João Becker foi totalmente reformulada com estrutura compatível às melhores do gênero no país. Estamos muito felizes em poder contar com ela e em saber que proporciona mais segurança para a atuação de médicos e equipe de enfermagem. Já contávamos com uma equipe assistencial exemplar, porém, que carecia de instalações modernizadas. Agora, não mais. Quem ganha com isso é a população de Gravataí”, enfatizou o superintendente do HDJB, Antonio Weston.

Nova Emergência SUS

Além da duplicação de leitos de UTI no hospital, está prevista para ser entregue, ainda neste ano, a primeira fase da nova Emergência SUS. A nova estrutura irá passar dos atuais 405 metros quadrados para 1.240 metros quadrados e de nove para 24 leitos, além de ampliar a quantidade de poltronas para aplicação de medicamentos (de seis para 13 unidades) e criar salas de apoio assistencial.

“Uma nova e moderna emergência SUS está a caminho, fruto de um grande projeto realizado entre prefeitura, Câmara de Vereadores e Santa Casa. Reforçamos a união dos esforços pela aceleração da obra”, realçou o secretário da Saúde, Régis Fonseca.

Essas ações fazem parte do Programa Amplia Hospital, iniciativa do governo municipal que trata a expansão da atenção hospitalar como prioridade da gestão. Assim, busca potencializar a abrangência das ações e das possibilidades de captação de recursos, de modo a viabilizar a ampliação da atenção hospitalar, por meio da união de esforços e em tempo reduzido.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade