Foto: Divulgação/Osvaldo Moreira
A magia das palavras, o encanto da oralidade e o poder da imaginação ganham destaque no Encontro de Contadores de Histórias “Ao Pé do Ouvido” 2025, que ocorre de 20 a 23 de março em Cachoeirinha. O encontro celebra o Dia Internacional Contador de Histórias, comemorado em 20 de março.
“Ao Pé do Ouvido” promove momentos de encantamento por meio de sessões de contação de histórias em locais públicos e instituições sociais, criando um ambiente de interação e troca entre narradores e público. A programação ocorre em diferentes espaços e horários, garantindo uma experiência imersiva para todas as idades.
“Comemorar o Dia do Contador de Histórias vai muito além de festejar uma data no calendário. É um momento para reafirmar a importância social e cultural dessa arte fundamental para a preservação da identidade de um povo”, afirma a escritora e produtora cultural Rosane Castro, idealizazdora e coordenadora do projeto.
“A contação de histórias faz parte do nosso cotidiano e sua contribuição vai muito além do universo educacional, cultural ou artístico”, complementa Castro. Segundo ela, a contação também se conecta à saúde emocional, pois envolve subjetividade, imaginação, criatividade e inspiração, elementos essenciais para a formação do indivíduo e para a forma como ele percebe o mundo.
Para a artista, em Cachoeirinha, é essencial dar ainda mais visibilidade a essa data e ampliar as ações que valorizam essa arte. “Desde que comecei a organizar esse evento, em 2009, o Encontro Nacional de Contadores de Histórias teve como cidade-sede Cachoeirinha. Já são 16 anos de realização ininterrupta, consolidando o município como um espaço de referência para essa arte”, comemora Rosane Castro.
Ao longo dos anos, o evento também foi levado para outras cidades, mas foi em Cachoeirinha que o projeto se fortaleceu. “Foi nesta cidade que se criou um movimento que une artistas, educadores e a comunidade em torno da tradição oral e do encantamento que só uma boa história pode proporcionar”, conclui.
Um projeto de lei para comemorar a data
A escritora Rosane Castro é idealizadora da proposta transformada em projeto de lei pelo vereador Gustavo Almansa (PL 11/2025), que institui o Dia da Contadora e do Contador de Histórias, a ser celebrado, anualmente, no dia 20 de março, data que passará a integrar o calendário oficial de eventos daquele município. A proposta deverá entrar em votação na Câmara de Vereadores de Cacheirinha nos próximos dias.
Conforme Castro, a mesma proposição deverá ser apresentada nos próximos dias pela deputada estadual Sofia Cavedon, a fim de que a data passe a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul. Nesta data, o Poder Público, em parceria com entidades culturais, educacionais, bibliotecas, escolas, universidades e organizações da sociedade civil, poderá realizar e incentivar eventos, palestras, encontros e demais atividades voltadas à promoção e difusão da contação de histórias e à valorização das e dos contadores de histórias.