Eloísa Costa lança novo volume da coletânea Suas Excelências, os Personagens

Na Fenacan, outra obra bastante aguardada e que é lançada de dois em dois anos, é “Suas Excelências, os Personagens”.
A iniciativa é de Eloísa Costa que integra o Grêmio Literário Patrulhense explicando que se trata de uma obra coletiva (vários autores: associados ou não do Grêmio Literário Patrulhense, escritores ou interessados na escrita) do Grêmio Literário Patrulhense. “A ideia surgiu no ano de 1990, no Museu Juca Maciel, e que ficou adormecida por longos anos”, explica a idealizadora acrescentando: “Até que em 2016 a ideia aflorou e se concretizou com o primeiro volume. É publicada de 2 em 2 anos, nos anos pares”.
SATISFAÇÃO DOS AUTORES
Sobre a satisfação em realizar esta verdadeira pesquisa em nome dos escolhidos, Eloisa diz acreditar que para todos os participantes do livro seja um prazer pesquisar, escrever e depois ver o texto e o livro prontos, oferecendo-o aos leitores. “Muitas das histórias já estão prontas na cabeça de quem as escreve, porém, outras tantas necessitam de pesquisa em livros, jornais ou por entrevistas. Sempre é um aprendizado, uma troca de experiências”
DIFICULDADES
Mas, como em qualquer atividade, sempre podem ocorrer dificuldades e não é diferente numa coletânea neste formato: “Muitas vezes não se tem sucesso total nas pesquisas”, reconhece Eloísa para continuar: “E se escreve com o que se tem, utilizando da memória e do talento. No primeiro volume escrevi sobre a Carolina “Fon Fon”, personagem da minha infância, dos anos 60 e 70, que morava no então Beco do Reúno. Poucos dados consegui. Mas juntei-os com o que sabia e lembrava, e resultou em um bom texto”.’.
OS AUTORES
Adianta Eloísa Costa que a obra não é sua, mas do Grêmio Literário Patrulhense, com a colaboração de escritores e interessados na escrita. A aceitação da obra, desde o volume 1 tem sido excelente seja de quem escreve os textos até dos leitores. “A cada ano que passa surgem novos interessados em participar do livro e por isso, pretendemos continuar. No ano de 2024 lançaremos o volume 5. Neste ano são 172 páginas, com 37 autores e 38 textos e 39 personagens.
INTERESSE DO PÚBLICO
Eloisa afirma que o público se interessa pelas histórias seja de personagens bem conhecidos, seja de ilustres desconhecidos.
A obra já pode ser adquirida desde ontem (10/08) na Feira do Livro, e depois com o Grêmio Literário Patrulhense.
“Aguardamos o público, principalmente no dia do lançamento para a sessão de autógrafos que será neste sábado (13/08) às 16h15min. E agradecemos a imprensa patrulhense pela divulgação desta obra tão importante no resgate da história e da memória patrulhense”, conclui Eloísa Costa.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade