A advogada e escritora Maria Eloisa da Costa, em entrevista concedida à FOLHA PATRULHENSE disse que ter sido escolhida patrona da 14ª Feira do Livro de Santo Antônio da Patrulha, e fazer parte de um grupo seleto de escritores já agraciados com essa honraria, é um privilégio. “Fui surpreendida com essa distinção e agradeço ao prefeito e vice-prefeito, às secretárias da educação e da cultura e à funcionária Angelita Borges Cardoso pelo convite”.
NOVIDADES
Explica a patrona que haverá uma vasta programação: como a voltada para as escolas (Escolas de Educação Infantil e Pré-Escolas do Ensino Fundamental; Escolas de Ensino Fundamental Anos Iniciais; Escolas de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio), como mágico, hora do conto, oficina/espetáculo Litoralidade. “Também a programação dirigida ao público leitor em geral, com lançamentos de livros (“Suas Excelências, os Personagens, vol. V”; XXXV “Antologia Poética – Poesia na Praça”; “Enquanto isso, em Santo Antônio”; “Sim, eu conto”; “Clube de Leitura Patrulhense”.
A respeito do incentivo ao surgimento de novos escritores, Eloisa Costa afirma: “Eventos como a Feira do Livro, no caso a 14ª edição, são vitais ao incentivo da leitura e da escrita (nos diversos gêneros literários, como poesias, contos, crônicas, relatos, romances). Têm surgido muitos novos escritores, especialmente jovens. E o Grêmio Literário Patrulhense tem angariado novos integrantes, interessados na arte da escrita, propiciando a eles a oportunidade de participarem de oficinas literárias e das obras coletivas que lança anualmente”.
Sobre os estilos adotados pelos escritores que estão surgindo ela afirma que são diversos como poesia, prosa (contos, crônicas).
Ela acredita também que tanto mulheres quanto homens têm se lançado na literatura, escrevendo nos diversos gêneros literários.
LIVRO DIGITAL
O surgimento do livro digital tem gerado dúvidas nos escritores tradicionais de que ele termine superando a literatura impressa. Para Eloisa o livro impresso se mantém, pois há ainda muitas obras impressas. Porém, atualmente também se faz presente livros digitais, os E-Books, de mais fácil acesso, via internet, e mais procurados pela juventude, e até mesmo pelas crianças. “O que importa, na verdade, é Ler.”
GRÊMIO LITERÁRIO
Falando sobre as atividades do Grêmio Literário Patrulhense, Eloisa Costa afirma: “O Grêmio Literário Patrulhense, de longos anos de atuação no contexto literário e cultural patrulhense, se mantém com diversas atividades, como, por exemplo, oficinas literárias com escritores de renome, ensinando e aperfeiçoando a arte da escrita; lançamentos de obras (“Antologia Poética – Poesia na Praça”; “Prosa na Varanda” (crônicas e contos), “Enquanto isso, em Santo Antônio (contos, em E-Book); “Suas Excelências, os Personagens”, relatos sobre pessoas já falecidas, nascidas em Santo Antônio da Patrulha ou que aqui tenham vivido); reuniões mensais nas quais são tratados e debatidos temas afetos à literatura, cultura, história; participações em Feiras de Livros em outros municípios; rodas de conversas em escolas do Município”.
CONVITE
Por fim, a Patrona da nossa Feira do Livro faz um convite: “Como patrona da 14ª edição da Feira do Livro Municipal, convido a todos a se fazerem presentes ao evento, prestigiando as bancas de livros, a estande do Grêmio Literário Patrulhense e do Instituto Histórico e Geográfico de Santo Antônio da Patrulha, os lançamentos de obras literárias, as sessões de autógrafos, as oficinas e demais apresentações, pois não podemos esquecer da importância da leitura e da escrita na formação de todo o cidadão, haja vista que livros ajudam a pensar e são meios de formação e transformação de consciências e sentimentos”, finaliza Maria Eloisa da Costa.