Educar, inovar e desenvolver

Por Vilmar Zanchin, Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

No Rio Grande do Sul, há cerca de 5 mil vagas de trabalho abertas no setor tecnológico. Apesar disso, e da expressiva massa de pessoas buscando emprego, esses postos não são preenchidos. Qual a razão? Falta mão de obra qualificada para dar conta das necessidades exigidas pelas empresas. Temos muitos profissionais sem capacitação adequada, enquanto outros estão atuando no exterior, quando poderiam estar contribuindo com nossas companhias.

Uma lacuna que nos afasta de um maior desenvolvimento, sobretudo quando consideramos as enormes oportunidades trazidas pela transformação digital. Aqui no Estado, especialmente, temos um vibrante ecossistema de inovação, com mil startups em atividade — o terceiro maior número do país, segundo a Associação Brasileira de Startups. Setor que se coloca nos holofotes com a realização de mais um South Summit, em Porto Alegre, reunindo milhares de negócios e investidores.

Enfrentar esse desafio é tarefa urgente de todos nós, exigindo maior sintonia entre a educação e a inovação. Por exemplo, temas como programação, dados, informática e robótica podem ser apresentados desde cedo aos estudantes, despertando sua curiosidade e interesse por essas áreas, além de serem bons recursos pedagógicos para diversas disciplinas.

Por outro lado, é preciso mapear as vocações de cada região para a inovação. Profissionais podem ser capacitados e negócios devem ser estimulados, integrando-se a esse ecossistema de acordo com as potencialidades locais. Por todo o RS, diversas cadeias produtivas e indústrias já se beneficiam desses avanços — e há espaço para ir muito além.

A Assembleia Legislativa está empenhada em estimular, fortalecer e articular esse movimento, ao lado do Estado, das prefeituras, das empresas e da sociedade. A educação para a inovação é chave para o desenvolvimento. Com ela, não apenas atenderemos as vagas abertas, mas muitas outras serão geradas, num ciclo virtuoso de crescimento que beneficiará todos os gaúchos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade