Domingo para reforçar a importância da saúde ocular

Nesse domingo (10/7) se comemora o Dia Mundial da Saúde Ocular. Uma data para reforçar a ideia de cuidar de um importante sentido (a visão) que impacta desde a infância até a idade adulta. Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) apontam que as consultas a um médico oftalmologista tiveram a expressiva queda de 34% entre 2019 e 2020. A pandemia agravou ainda mais esse quadro. Com a perspectiva de que a demanda cresça em Gravataí, o Hospital Dom João Becker se prepara para ampliar a oferta na especialidade.

De acordo com o mesmo levantamento do CFM, exames de retina e de pressão ocular também diminuíram significativamente no mesmo período no Brasil, caindo de 18,5 milhões para 12,2 milhões. “Datas como essa de dez de julho são muito importantes para lembrar que a saúde ocular é fundamental. Existem doenças graves que podem levar à cegueira irreversível, mas que muitas vezes podem ser prevenidas com uma visita ao médico oftalmologista”, comenta o coordenador do Serviço de Oftalmologia do Hospital Dom João Becker, Alexandre Marcon.

De acordo com ele, inclusive doenças sistêmicas que prejudicam a visão como diabetes, hipertensão e tumores podem ser identificadas em uma consulta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,2 bilhões de pessoas (uma em cada quatro no planeta) tem problema de visão, sendo que cerca da metade desses casos são de fácil correção, desde que tratados com acompanhamento médico.

Segundo Marcon, a incidência de miopia, por exemplo, cresceu nos últimos anos. “Isso está muito relacionado a redução de atividades ao ar livre e talvez pelo uso excessivo de telas do celular e computador. Há estudos que comprovam que quem pratica menos atividades externas desenvolve miopia com mais facilidade”, comenta. Ele alerta para o cuidado principalmente em crianças, pois pode prejudicar o desempenho escolar. Algumas situações requerem, inclusive, tratamento à base de colírios especiais que ajudam a impedir o avanço da miopia. Outras doenças que merecem maior atenção são a catarata, a degeneração macular relacionada a idade, o glaucoma e a retinopatia diabética.

AMPLIAÇÃO

A Oftalmologia é uma das especialidades que vai ser reforçada no Hospital Dom João Becker. O segmento deve receber novos médicos e equipamentos nos próximos meses. “Já temos boa estrutura, mas queremos promover uma expansão. Ampliar consultas, exames, cirurgias de catarata e de retina, além de investir no ensino e pesquisa”, comenta o diretor médico do hospital, Fernando Issa. De acordo com ele, o hospital tem consciência de que a oferta de serviço de oftalmologia qualificado contribuiu para a qualidade de vida dos gravataienses.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade