Dom João Becker abre mais dez leitos de UTI COVID

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre ampliou, na sexta-feira (26/2), a sua estrutura de atendimento exclusivo para Covid-19. Os 90 leitos em Unidade de Terapia Intensiva Covid disponibilizados pela instituição no auge da pandemia do ano passado, foram reativados. Até então, a demanda de pacientes graves vinha sendo atendida em 58 leitos de UTI Covid. Já os leitos clínicos de internação Covid, que na segunda-feira já estavam em 120 posições disponíveis, hoje são 168, o maior número desde o início da pandemia.

No Hospital Dom João Becker, em Gravataí, também foram ampliados os leitos de UTI Covid, passando de 10 para 20 posições. Ao todo, o hospital de Gravataí passa a contar com 54 leitos destinados ao tratamento da doença (34 leitos clínicos e 20 leitos de UTI). “Estamos vivendo o pior cenário da pandemia aqui no Estado. Por isso, qualquer esforço extra e iniciativa é válida para atender a perspectiva de dias ainda mais desafiadores para os profissionais de saúde em Gravataí e em todo o Rio Grande do Sul”, afirma o superintendente do Hospital Dom João Becker, Dr. Antônio Weston.

Ao todo, a Santa Casa dispõe para a sociedade atualmente 110 leitos de UTI Covid e 237 leitos clínicos de internação Covid, considerando os hospitais que integram a Santa Casa, em Porto Alegre, o Hospital Dom João Becker e o Hospital Santo Antônio da Patrulha.

Pessoas que necessitarem de orientações relacionadas à Covid-19 podem fazer uso da teleorientação disponível no site da Santa Casa, em https://telemedicina.santacasa.org.br/, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O serviço está disponível a todas as pessoas, sem custo, sendo uma maneira de contribuir para o desafogamento das emergências da instituição, que se encontram com o atendimento restrito devido à superlotação de pacientes.

A fim de não gerar a desassistência aos pacientes que sofrem de outros problemas de saúde, a instituição vem mantendo, por enquanto, a sua agenda de consultas eletivas.
Também estão mantidos os procedimentos cirúrgicos que não podem ser adiados, além dos de urgência e emergência.

“Todos os nossos esforços estão voltados para atender à crescente demanda de pacientes Covid, sem deixar de oferecer assistência aos pacientes com outros problemas de saúde, que não podem descontinuar os seus tratamentos.

Porém, estamos atingindo rapidamente a plenitude da nossa capacidade estrutural e de pessoal, muito embora estejamos realizando atendimentos em conjunto com os preceptores e residentes da UFCSPA, a fim de ampliar a assistência aos nossos pacientes”, explica o diretor médico da santa Casa Antônio Kalil.

Diariamente, a instituição reavalia o cenário da Covid em Porto Alegre, na busca por alternativas para não gerar desassistência a nenhuma pessoa que dela necessitar. “Por isso, repetiremos incansavelmente o apelo de pedir que as pessoas se cuidem, usem máscara, higienizem as suas mãos com frequência e não participem de aglomerações”, finaliza Kalil.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade