Dezembro Vermelho: Atividades alusivas à campanha têm início na cidade

Mês foi escolhido em referência ao Dia Mundial de Sensibilização e Prevenção ao HIV/Aids, lembrado neste 1º de dezembro.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu início, nesta quinta-feira (1º/12), às atividades em alusão ao Dezembro Vermelho, campanha que chama a atenção para a prevenção, a sensibilização e a assistência a pessoas vivendo com HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Ao longo do dia, no Quiosque da Cultura, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) disponibilizou testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C e distribuiu preservativos. Diversas unidades de saúde farão ações alusivas à campanha ao longo do mês. Rodas de conversa, consultas de enfermagem e atividades educativas estão entre as atividades previstas.

Prevenção
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é caracterizada pelo enfraquecimento do sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. Causada pelo HIV, a doença não tem cura. O tratamento a pessoas vivendo com HIV/Aids, por sua vez, consiste no uso de medicamentos antirretrovirais.
O uso de preservativo – interno e externo -, com isso, fica recomendado em todas as relações sexuais, sendo o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs, do HIV/Aids e das hepatites virais.
A coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE) da SMS, Tatiane Silva, lembra a importância da prevenção combinada, que abrange diversas ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das ISTs. Entre elas, a imunização para HPV e hepatite B e a testagem para ISTs.
Outra estratégia que compõe a prevenção combinada é a profilaxia pós-exposição (PEP) ao HIV, medida que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de exposição ao vírus. Disponíveis no SAE e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Abílio Alves dos Santos, os comprimidos são utilizados durante 28 dias para garantir a eficácia do medicamento.
De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas vivendo com HIV/Aids podem transmitir o vírus a outras pessoas por meio de relações sexuais sem proteção, quando não estiverem em tratamento regular, pelo compartilhamento de instrumentos perfurocortantes, da mãe para o bebê, na gestação, no parto ou no aleitamento materno quando não estiverem em tratamento.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade