O corte de uma figueira, que é imune ao corte, foi flagrado por fiscais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e com o apoio da Brigada Militar Ambiental de Osório, na localidade de Costa da Miraguaia.
De acordo com o que foi publicado pelo Litoralmania, a operação teve como finalidade apurar denúncias de intervenção ilegal na Área de Poteção Permanente, tendo sido constatada a supressão de uma árvore da espécie timbapuva que estava devidamente licenciada pela prefeitura. No entanto, em seguida a fiscalização constatou o corte raso de uma figueira-da-folha-larga, espécie considerada imune ao corte pela legislação ambiental vigente, que proíbe sua derrubada, devendo obrigatoriamente ser transplantada para outro local com acompanhamento técnico adequado, o que não foi cumprido.
A gravidade da infração aumentou ainda mais ao ser constatado que os restos das árvores cortadas foram enterrados e depositados irregularmente às margens de um arroio, desrespeitando completamente as normas técnicas de destinação de resíduos vegetais, sendo que essa prática pode comprometer o ecossistema aquático e causar impactos à fauna e flora local.
Diante das diversas irregularidades ambientais verificadas, a equipe de fiscalização confeccionou uma Comunicação de Ocorrência Policial (COP), a fim de registrar formalmente o crime ambiental e dar início às medidas legais e administrativas cabíveis. O caso será encaminhado aos órgãos competentes para investigação e responsabilização dos envolvidos.
“A situação evidencia a importância das ações conjuntas de fiscalização e do papel das forças ambientais no combate aos crimes contra a natureza, principalmente em áreas sensíveis como as APPs e regiões de mata nativa”, conclui a matéria daquele site.