Search
Close this search box.

DEMOLIDO O VELHO SALÃO PAROQUIAL NA CIDADE ALTA

A velha estrutura do antigo salão paroquial da cidade alta e que estava em ruínas, veio abaixo na semana que passou.
Na verdade, boa parte já havia desmoronado pela ação do tempo, e o que restava, estava causando verdadeiro risco para quem por ali passava.
O Padre Adalberto Lumertz Borges, desde que chegou à Santo Antônio em 06 de dezembro de 2018, começou a se preocupar com aquele verdadeiro esqueleto ali existente e tentou, de várias maneiras, encontrar uma solução, inclusive a de construir algum investimento naquele local, ideia que ainda persiste. “Há quatro anos questionávamos o que fazer com aquelas ruínas”, disse o pároco.
Porém não encontrou empresário interessado e a solução, mesmo contrariando interesses do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural, que defendia a manifestação daquela estrutura para que pudesse ser dada uma solução, foi a da demolição, não sem antes ter ouvidos as principais pessoas contrárias à esta decisão e que foi apoiada por quem via ali um sério risco já que havia gente que conseguia entrar dentro das ruínas, podendo ser atingida por algum bloco proveniente da estrutura datada de 1938.
O SALÃO
Construção existente desde final da década de 30, o salão sempre foi uma referência para a comunidade, sendo que ali eram realizadas festas, demais comemorações, até mesmo juris, como aconteceram nas décadas de 60 e 70, encontros políticos, religiosos e onde também funcionou a antiga rádio Sulina, hoje Itapuí FM, cujos estúdios se localizavam nos porões, sendo que aos domingos aconteciam os famosos programas de auditório da emissora transmitidos do interior do salão, sempre muito frequentados aos domingos pela manhã depois da missa das nove horas.
Mas, com a construção do novo e amplo salão, aquele local foi desativado. E como não foi mais utilizado, aos poucos, com a ação do tempo, começou a desmoronar a começar pelo telhado.
INTERDIÇÃO E DEMOLIÇÃO
O local foi então interditado, mas sempre oferecendo riscos pois não havia mais como entrar em seu interior.
Agora aconteceu a demolição e em seu lugar está sendo implantado um estacionamento que irá favorecer muito aos que forem assistir às missas, ou participar das festas religiosas ali realizadas. E inclusive para a festa de Santo Antônio e do Divino Espírito Santo a acontecer dia 9 de junho, haverá um amplo local para estacionamento.
INVESTIMENTO AINDA PODE ACONTECER
Mas, repetimos, para quem quiser investir, o espaço de 850 m² pertencente à paróquia, ainda está disponível.
Quem sabe com uma boa conversa com o Padre Adalberto e a comissão paroquial, não ocorra uma solução para aquela área disponível?
As fotos documentam o prédio como era, como ficou e a demolição seguido da área para estacionamento.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade