A Delegada de Polícia Civil Tatiana Barreira Bastos se despediu na sexta-feira (03) após concluir seu período de atuação na Operação Verão em Santo Antônio da Patrulha.
É sua segunda participação no reforço de verão da Delegacia de Polícia local e ela destacou que teve muito prazer em retornar ao município, “terra que me acolheu há dois anos e onde fiz muitos amigos”. Tatiana também agradeceu ao delegado Valdernei Tonete pelo acolhimento, bem como ao município de onde disse levar grandes amigos.
Salientou que houve um foco muito grande nas atividades cartorárias, principalmente em crimes graves, remetendo centenas de procedimentos policiais como homicídio, estupro de vulnerável, violência doméstica e familiar contra a mulher e que foram suas prioridades de trabalho pela gravidade dos crimes cometidos, muitas vezes com risco de desdobramento por trabalhar com a população mais vulnerável como mulheres, crianças e adolescentes.
Tatiana afirmou terem sido feitas algumas operações policiais, uma delas extremamente exitosa que foi a relacionada com maus-tratos contra animais, a Operação “É o Bicho II”, deflagrada em nível regional da 23ª Região, sendo que Santo Antônio teve o melhor resultado com três prisões em flagrante por crimes de maus-tratos contra animais domésticos e contra a fauna silvestre. Foram 28 pássaros resgatados e quatro prisões em flagrante. “Os animais estavam muito debilitados. “Os quatro indicadores que utilizamos nestas operações estavam todos negativos: nutrição, conforto, mobilidade e saúde”, disse Tatiana Bastos para justificar as prisões dos envolvidos. Os animais silvestres foram encaminhados à SEMAM que juntamente com a Prefeitura Municipal, Médica Veterinária dra. Gabriela, PATRAM, Brigada Militar, SEMA/RS e ONG 4 Patas. Alertou a delegada que estes crimes são inafiançáveis e o indiciado pode ser condenado a penas de até cinco anos, que se constitui numa reformulação recente na legislação que trata desses crimes.
QUATRO PATAS
A delegada de Polícia Civil elogiou o trabalho da ONG 4 Patas que a apoiou nesta operação de resgate de animais que sofriam maus-tratos e que trabalha com animais em situação de abandono contando na atualidade com aproximadamente 400 animais. E apelou para que as pessoas apoiem esta Organização deixando telefone da proprietária para contatos: (51) 982496719 ou e-mail sigioquatropataslu@gmail.com
MARIA DA PENHA
Sobre a Lei Maria da Penha, a delegada disse que houve vários episódios de violência doméstica familiar. “Quando aqui cheguei, recém havia sido feita a prisão de um responsável por um feminicídio. Aliás são importantes as denúncias para a apuração de todos os crimes de violência doméstica, para que se possa impedir que estes casos também cheguem ao feminicídio”, salientou.
Por fim, a delegada Tatiana Barreira Bastos agradece à acolhida que teve em Santo Antônio e ao se despedir de todos, faz um apelo: “Confiem no trabalho da Polícia. Trabalhamos com informação para poder trabalhar”.