Search
Close this search box.

DECRAB confirmada para Santo Antônio da Patrulha

Depois de muitas tratativas finalmente surgiu a decisão: vai ser em Santo Antônio da Patrulha a Delegacia de Combate ao Roubo de Gado e Abigeato.
O efetivo constará de um delegado, agentes e viatura, sendo que a sede possivelmente se localizará na Cidade Baixa.
A DECRAB vinha sendo reivindicada há muito tempo pelos pecuaristas que estavam amargando pesados prejuízos e por lideranças municipais incluindo do Sindicato Rural e poderes executivo e legislativo.
LEVANTAMENTO
Um levantamento publicado pelo repórter Giovani Grizotti da RBS TV, mostra que os roubos de gado continuam em alta, apesar dos índices oficiais apontarem o contrário.
Ele cita ocorrências como a do roubo de 66 animais de uma só vez de uma propriedade em Minas do Leão. A proprietária conseguiu reaver 26. O prejuízo financeiro é grande: R$ 140 mil reais.
Conta o jornalista em sua matéria que o presidente do Sindicato Rural de Butiá e Minas do Leão, José Fernando Almeida Vieira, foi vítima em abril, das 26 cabeças de gado furtadas ele conseguiu recuperar 20.
Mais recentemente em São Francisco de Paula um terneiro foi abatido com um tiro na cabeça e abandonado no campo.

CAPACITAÇÃO
Uma capacitação para o enfrentamento ao abigeato e crimes rurais foi realizada na Expointer. Promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o curso aconteceu no espaço da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), no Parque de Exposições Assis Brasil. Servidores das forças de segurança são o público-alvo da atividade. O governador Eduardo Leite participou da abertura, ao lado do titular da SSP, Sandro Caron, e de comandantes das forças das instituições vinculadas à pasta.

NOVAS DECRABS
Na mesma oportunidade Leite salientou: “Essa capacitação é importante para aprimorar conhecimentos e qualificar ainda mais as nossas polícias nesta área. Criamos, por decreto, uma divisão para o enfrentamento destes crimes e hoje temos quatro delegacias especializadas. Vamos dobrar esse número, instalando mais quatro até o final do ano. Quem trabalha, produz e empreende na área rural precisa ter a certeza de que seu empenho não vai estar à disposição de criminosos. Agimos sem tolerância com a criminalidade, seja na cidade ou no campo”, enfatizou. Com a ampliação dessa divisão da Polícia Civil, serão instaladas Decrabs nos municípios de Santo Antônio da Patrulha, Santa Maria, Vacaria e Santo Ângelo.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade