Corpo, mente e espírito. Componentes que, de acordo com a ciência, precisam andar alinhados para que um ser humano viva em sua plenitude. E é assim que a dona Enilda Borges sente a vida aos 88 anos de idade. Integrante do Núcleo Esportivo São Nicolau, na zona rural do município, a vovó conta que o segredo para uma vida ativa é mexer-se e conviver com outras pessoas. “Esse grupo de ginástica é uma coisa muito maravilhosa que a prefeitura inventou. Isso é saúde”, disse.
Mãe de quatro filhos e com quatro bisnetos, a jovem senhora conta que a sua alegria é estar com pessoas. “Eu amo vir para o núcleo, mas também amo receber visitas e cozinhar para a família”, contou. “Minha neta leva o meu bisneto para passar o dia comigo e eu fico apaixonada.” Questionada sobre a importância do núcleo para uma vida ativa, a idosa afirma: “Eu amo esse grupo. Agora, vamos entrar em férias. Vou sentir muita falta, mas já estou me programando para fazer umas caminhadas. Não posso parar. Ano que vem tenho que voltar bem”. Sentimento partilhado pela recém-chegada Maria Inez, que, aos 60 anos, foi convencida pela agente de saúde Nara Trishe a fazer uma visita ao núcleo. “Eu estava em um quadro de depressão muito difícil e sempre que a Nara passava lá em casa para fazer as visitas, ela me incentivava. Até que um dia eu vim e nunca mais fui embora”, contou.
Casada, Maria Inez recordou que era moradora da cidade de Chapecó, em Santa Catarina. Para cuidar da sogra, veio para Gravataí. “Eu morava na cidade e vim para a área rural; foi aí que eu comecei a entrar em conflito, mas, graças a Deus, eu encontrei o núcleo e, hoje, eu incentivo a minha família a participar. Eu queria que todos pudessem sentir o que eu estou sentindo. Fui curada da depressão ao participar desse grupo e, hoje, eu voltei a ser quem eu era: alegre e de bem com a vida. Mudou tudo”, acrescentou, emocionada, a participante.
Atualmente, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), mantém cerca de 50 núcleos esportivos espalhados por todos os cantos do município. De acordo com a pasta, em novembro deste ano, cerca de 1.500 pessoas estavam participando deste projeto que leva saúde e alegria para as pessoas da “melhor idade”.