O curta-metragem “O Correspondente”, dirigido pelos patrulhenses Bruno Barcelos e Thali Bartikoski é um dos indicados ao Festival de Cinema de Gramado, concorrendo na Mostra Gaúcha de Curtas – Prêmio Assembleia Legislativa.
O filme, estrelado por Cristiano Quevedo, é baseado no conto de mesmo nome de Luiz Nicanor. A produção é do Estúdio Tanto e da Metamorphose Conteúdo Cultural.
A obra foi financiada através de recursos de edital da Lei Paulo Gustavo lançado pela Secretaria Municipal da Cultura, Turismo e Esportes (SECTE), que contemplou 12 projetos e 60 trajetórias em Santo Antônio da Patrulha, destinando cerca de R$ 400 mil para agentes culturais de nossa cidade.
A Mostra Gaúcha de Curtas, que integra a programação do Festival de Cinema de Gramado, celebra a produção audiovisual do Rio Grande do Sul com uma seleção marcada pela diversidade temática e estética.
Desde já fica a nossa torcida pelos nossos representantes em Gramado.
THALI BARTKOWSKI FALA SOBRE A INICIATIVA
A diretora do curta-metragem, Thali Bartikoski conversou com a FOLHA PATRULHENSE a respeito do filme e de sua seleção para o Festival de Cinema de Gramado:
“O Correspondente nasce de um desejo antigo, meu e do Bruno Barcelos, de transformar os contos fantásticos do livro “Ilusão de Óptica” do Dr. Luiz Nicanor em cinema. Dos vários contos incríveis do livro, o primeiro que quisemos fazer foi O Correspondente. A ideia se concretizou quando fomos selecionados no Edital da Lei Paulo Gustavo de Santo Antônio.
O filme tem quase toda a equipe de patrulhense, e as cenas foram gravadas, em sua maior parte, na Av. Borges de Medeiros, entre a rodoviária e a residência da Sonia Lemos, que cedeu sua casa para as gravações do filme.
Depois de finalizado começamos a inscrevê-lo em diversos festivais pelo Brasil, e tivemos a felicidade de saber que ele foi selecionado para um dos maiores, o Festival de Gramado.”
A mostra do Correspondente acontece dia 16 de agosto no Palácio dos Festivais e a premiação no dia 17.