Search
Close this search box.

CTG Patrulha do Rio Grande escolhe primeira Patroa em 37 anos

Escolhida para ser a Patroa do CTG Patrulha do Rio Grande, Mayana Fraga Gomes torna-se a primeira mulher na história dos Centros de Tradições de Santo Antônio da Patrulha a ser eleita para aquela função tradicionalmente ocupada por homens. Ela substitui Paulo César Souza.
Falando para a FOLHA PATRULHENSE, Mayana afirmou: “Assumir a posição de Patroa no CTG Patrulha do Rio Grande é uma grande honra e um marco significativo, não apenas para mim, mas para todas as mulheres que se dedicam à preservação das nossas tradições gaúchas. Historicamente, os CTGs têm sido liderados por homens, e essa mudança representa um avanço importante dentro do nosso movimento tradicionalista”.
Salienta a Patroa recém eleita ser esta, uma oportunidade de mostrar que a liderança feminina pode trazer novas perspectivas e fortalecer ainda mais a nossa comunidade. “Além disso, é importante destacar que a patronagem é formada por uma grande equipe engajada, incluindo o Capataz Diego Gomes, a 1ª Sota Capataz Samantha Aien Rodrigues de Oliveira, o 2º Sota Capataz Luciano Pinto, a 1ª Agregada das Pilchas Elisandra Sousa e a 2ª Agregada das Pilchas Mariana Andrade, além dos Conselhos de Vaqueanos e Fiscal, e as Coordenações de Invernadas”.
REPRESENTATIVIDADE FEMININA
Para Mayana Fraga Gomes ter uma Patroa no CTG é um símbolo de representatividade da mulher, que já ocupa muitos cargos de liderança hoje, inclusive no movimento tradicionalista. “Isso mostra que, independente de gênero, as qualidades e competências são respeitadas. É uma demonstração clara de que as mulheres têm um papel fundamental na preservação e promoção da nossa cultura. Essa representatividade inspira outras mulheres a se envolverem mais ativamente e a acreditarem que podem contribuir significativamente para o crescimento e fortalecimento do nosso CTG”.
PATRULHA HOJE
A Patroa afirma que hoje, vê o CTG Patrulha do Rio Grande como uma entidade em constante evolução e acolhedora, que valoriza e respeita suas raízes, ao mesmo tempo em que está aberta a inovações e novas ideias. “Nossa entidade é composta por pessoas dedicadas e apaixonadas pelas tradições gaúchas, e isso se reflete em todas as nossas atividades e eventos. Estamos sempre buscando maneiras de envolver mais pessoas, para garantir que nossas tradições continuem vivas e relevantes para as futuras gerações”.
PLANOS
Indagada sobre quais planos pretende desenvolver na patronagem, afirma que são de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido e que elevou o nome do Patrulha entre os grandes nomes dos CTGs do Estado. “Queremos trazer mais dançarinos para nossas invernadas, incentivar também a participação nos eventos campeiros, garantindo a perpetuação das nossas tradições e o fortalecimento da nossa comunidade. Além disso, pretendemos promover eventos que celebrem e divulguem a nossa cultura, incentivar a formação de novos líderes e fomentar parcerias com outras entidades culturais e sociais para expandir o alcance das nossas atividades e projetos”.
CONVITE
Por fim, disse que gostaria de acrescentar que está extremamente grata pela confiança depositada e pela oportunidade de servir como Patroa do CTG Patrulha do Rio Grande. “Acredito que, juntos, podemos continuar a construir um CTG forte, inclusivo e representativo das nossas tradições. Convido a todos a se envolverem e participarem das nossas atividades, pois é através da união e do trabalho coletivo que conseguiremos alcançar nossos objetivos e manter viva a chama do tradicionalismo gaúcho”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade