Search
Close this search box.

Cruz Missioneira é removida para obras na ERS-118

Símbolo missioneiro de Gravataí, a também conhecida como Cruz de Lorena foi retirada da rótula da ERS-118 com a Avenida Centenário, na manhã de sexta-feira (6/1). A remoção ocorreu devido às obras de infraestrutura em um dos cruzamentos mais perigosos da cidade. Com o apoio da Prefeitura de Gravataí, o conjunto de obras, que está sob a responsabilidade do governo do Estado, inclui uma trincheira no acesso ao distrito e um viaduto com a Avenida Centenário ao longo da ERS-118. Ao longo dos próximos dias, a estrutura será colocada em um local próximo.
Conforme o secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSU) Paulo Garcia, o município também assumiu a responsabilidade pela remoção de postes de iluminação pública do local. O titular lembrou ainda que uma diminuição temporária na iluminação deve ser percebida pelos motoristas. “Isso se dará somente até serem realocadas as luminárias”, garantiu.

Com cerca de um quilômetro de extensão, a previsão de conclusão é para o final do próximo ano. O cruzamento é um dos pontos mais perigosos de Gravataí, principalmente para quem sai da cidade pela Centenário em direção à Freeway, que hoje precisa cruzar a ERS-118, disputando espaço com veículos nos dois sentidos da rodovia.
Também conhecida como a Cruz de Lorena, a Cruz Missioneira erguida na rótula da RS-118 com a Avenida Centenário foi inaugurada pela Prefeitura em abril de 2019. A estrutura de quatro metros de altura é uma homenagem à importância do Índio Guarani, vindo da região das Missões após a Guerra Guaranítica (1754 a 1756) para formar a Aldeia de Nossa Senhora dos Anjos, em 1763 – e que mais tarde deu origem ao município de Gravataí. É forjada em ferro, simbolizando o legado de fibra, fé e habilidade profissional do povo que fomentou uma das primeiras matrizes produtivas da nossa cidade.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade