Coordenador da Vigilância em Saúde fala sobre a vacinação

O coordenador municipal da Vigilância em Saúde fala nesta entrevista, a respeito da vacinação contra o novo Coronavírus em Santo Antônio da Patrulha.
Luiz Rogério Carvalho Gomes destaca que o procedimento está sendo realizado normalmente nos grupos previamente determinados pela Saúde.
FOLHA PATRULHENSE: Iniciando a campanha, sabemos que o número de doses é ainda bastante limitado. Gostaria de saber se os grupos prioritários já foram todos vacinados, incluindo os idosos daquela faixa etária estabelecida.
LUIZ ROGÉRIO CARVALHO GOMES: Os grupos prioritários, que incluem os idosos e pessoas com deficiência que residem em ILPIs, e os profissionais da saúde, já foram ou seguem sendo vacinados. Começamos agora também a etapa de vacinação dos profissionais da saúde das redes privadas e, a partir desta quinta-feira (11), a abertura da vacinação dos idosos com 85 anos ou mais.
FOLHA: Sabemos também que foi encaminhado ao MP relatório sobre os vacinados. A pergunta é: existe possibilidade de que alguém fora dos grupos estabelecidos tenha sido vacinado?
LUIZ ROGÉRIO: O processo está sendo conduzido da forma mais transparente possível. Todos sabem que o MP está fazendo um minucioso trabalho de fiscalização para que todos os cidadãos já vacinados estejam dentro dos critérios estabelecidos. O fornecimento da lista ao MP, inclusive, foi uma atitude preventiva da Secretaria Municipal da Saúde, que se antecipou ao pedido de forma colaborativa e transparente fornecendo os dados para este controle.
FOLHA: Quais os percentuais de vacinados até agora. Eles estão dentro do que se espera neste primeiro momento?
LUIZ ROGÉRIO: Nosso último panorama é referente ao dia 10 de fevereiro, que nos mostra um total de 661 doses aplicadas, sendo que 504 foram em profissionais da saúde e 157 em idosos e pessoas com deficiência residentes em ILPIs.
FOLHA: Existe previsão de chegada de novas doses e quais grupos serão beneficiados?
LUIZ ROGÉRIO: Nessa semana realizamos a retirada de um novo lote de vacinas que serão destinadas aos idosos com 85 anos ou mais. A vacinação desse público irá ocorrer no formato drive-thru, nesta quinta, sexta e sábado (11, 12 e 13), das 9h às 15h, no Ginásio de Esportes Caetano Tedesco. Aproveitando este espaço, lembramos a importância do idoso apresentar um documento de identificação, com CPF, e desejável portar a carteira do SUS, para maior rapidez no cadastro e aplicação das doses.
Para os idosos acamados, que se encaixam na mesma faixa etária, e que não estejam cobertos pelo atendimento das Agentes Comunitárias da Saúde, pedimos que seja feito contato com o nosso setor de Epidemiologia, para cadastro e agendamento, pelo telefone 3662-1639, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade