Convênio de Desenvolvimento de Agricultura Orgânica é assinado

O prefeito Luiz Zaffalon assinou, na manhã da última sexta-feira (22/7), o Convênio de Desenvolvimento de Agricultura Orgânica, entre as cidades de Santa Elena, no Equador; Catamarca, na Argentina, e Gravataí. Esse convênio, patrocinado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), trata-se de um compromisso entre Brasil, Equador e Argentina para troca de experiências com relação à política de desenvolvimento de produtos orgânicos.

A agricultura do município destaca-se por gerar emprego e renda para os agricultores familiares, além de ganhar espaço, positivamente, quanto à preservação ambiental.

O projeto visa incentivar a produção orgânica, valorizar os produtos locais e apoiar a comercialização, além de garantir o direito dos produtores rurais e orgânicos de participarem de eventos organizados, patrocinados ou apoiados pela Prefeitura de Gravataí.

“Produzir alimentos orgânicos, alimentos de grande qualidade, certamente qualifica a agricultura do nosso município. Qualifica Gravataí como um produtor importante para esse grande mercado que nós temos aqui na região”, salientou Zaffa. O prefeito ainda destacou que é uma satisfação imensa Gravataí estar participando deste convênio.

O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Dener Gelinger, comentou que “é um convênio de troca de experiências com relação à política de desenvolvimento de produtos orgânicos, certificação destes produtos e alimentação saudável”. O secretário destacou, também, que a produção de alimentos orgânicos é o futuro. Para Dener, a produção “gera para o agricultor a chance de ter um produto diferenciado, de valor agregado e livre de agrotóxicos”.

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura é o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano, com uma história de 80 anos de vida institucional, cuja missão é estimular, promover e apoiar os esforços dos estados membros para alcançar seu desenvolvimento agrícola e bem-estar rural por meio de cooperação técnica internacional de excelência.

O IICA, por meio de sua representação na Argentina, com o apoio das representações do Brasil, Equador, México e a cooperação da CIAO, apoiará a Prefeitura de Santa Elena, o município de Gravataí e o Governo de Catamarca, na identificação de experiências de casos de sucesso para compartilhar, além de coordenar e facilitar os mecanismos necessários para as contribuições técnicas que os governos requerem para o desenvolvimento da atividade orgânica.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade