Search
Close this search box.

Conheça a rotina de atuação da Guarda Municipal e seus pontos de monitoramento

Diariamente, a Guarda Municipal de Gravataí atua na segurança da população por toda a cidade, passando com suas viaturas e dividida em grupamentos, com seus olhares atentos por todas as rodovias, avenidas e principais pontos de instalação da base, centrais de monitoramento e canais de comunicação. Com uma rotina de atuação intensa, os agentes atuam na prevenção, zelando pelo bem-estar dos munícipes e pela conservação do patrimônio público.

Durante um acompanhamento de rotina com os guardas do grupamento comunitário no último dia 21/10, o coordenador Arlen Tristão e o inspetor Thiago Paixão iniciaram o dia passando pelas áreas centrais da cidade, recebendo, por meio de rádios digitais móveis do tipo HT, informações e chamados de outras viaturas em deslocamento.

Durante um monitoramento pela parada 79 de Gravataí, uma das áreas vigiadas pelo grupamento comunitário, os guardas explicaram sobre a relação afetiva construída com os comerciantes locais e com os moradores, por meio de grupos no Whatsapp, nos quais todos se ajudam e relatam casos de alerta e segurança.

“Esses grupos foram criados como uma ideia de ação preventiva, para que possamos estabelecer uma relação de confiança com todos, mas é importante frisar que, inicialmente, sempre disque o número oficial da Guarda Municipal, 153”, destacou o agente comunitário Gustavo Rocha Rodrigues.

A Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), localizada no Centro Administrativo Norte, coordena a Guarda Municipal e a Central de Operações, a fim de garantir a segurança dos bens, serviços e instalações do município. Já, no Centro Administrativo Leste, no Parque dos Anjos, está instalada a Central de Monitoramento de Sistemas, na qual os agentes vigiam, 24 horas por dia, por meio de câmeras e mapeamento virtual, as escolas municipais e os demais pontos da cidade.

Ao ser questionado sobre os casos mais recorrentes no município, o coordenador Arlen citou a Lei Maria da Penha, brigas escolares e, também, situações de trânsito. Naquela mesma manhã do dia 21/10, os agentes foram convocados para monitorar os alunos da EMEF Suely Silveira Soares, localizada no Residencial Breno Garcia, após um alerta de brigas durante a saída da instituição. A base móvel da Guarda Municipal, inclusive, está instalada no próprio bairro Breno Garcia, no qual os agentes monitoram somente a comunidade desta região.

Na missão de preservar a ordem pública, a Guarda Municipal possui um efetivo previsto de 240 guardas (homens e mulheres) devidamente formados e capacitados para o exercício da função. São 19 viaturas entre automóveis, motocicletas e micro-ônibus e seis grupamentos, sendo eles, Grupamento Patrimonial, Grupamento Escolar, Grupamento Comunitário, Grupamento Ambiental (GAM), Grupamento de Operações com Cães e Grupamento de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).

Segundo Arlen e inspetor Paixão, entre os grupamentos mais solicitados durante o trabalho estão o escolar e o ROMU, destacando-se também os grupamentos comunitário e o ambiental, que realizam diversas ocorrências. De acordo com a Central de Atendimentos da GM, aconteceram, até o momento, cerca de 60 a 80 ocorrências diárias, 260 mensais e 2.699, no total, no ano de 2022.

A corporação é hoje uma das mais ativas e eficientes, sendo referência no estado do Rio Grande do Sul em sua conduta e qualificação para os demais municípios, por suas capacitações para agentes locais. Conforme a subcomandante, Cibele Bitelo, as formações em Rio Grande e Bagé estão em andamento. No entanto, durante uma reflexão sobre as maiores dificuldades encontradas na profissão, atualmente, os agentes ressaltam a falta de conhecimento e a luta pela quebra de paradigmas na sociedade brasileira.

“Queremos passar a imagem real da polícia cidadã para as pessoas, buscando quebrar a percepção da sociedade de que somos brutos. Priorizamos o nosso trabalho de alertar e orientar antes de qualquer ordem de reação”, concluiu Arlen.

É muito importante manter a segurança pública todos os dias no município. Em quaisquer casos de alerta, suspeita ou flagrante, as denúncias e as chamadas podem ser realizadas por meio do telefone oficial da Guarda Municipal 153.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade