A criação da Comissão do Asfalto pelas lideranças do Segundo Distrito de Santo Antônio da Patrulha agora juntamente com o apoio da Associação do Miraguaiense, deu-se pela necessidade de unir a comunidade dessa localidade com o Poder Público Municipal em busca das reais condições, principalmente financeiras, para viabilizar a conclusão do asfaltamento da Rota da Rapadura.
O trecho a ser pavimentado com asfaltamento possui aproximadamente 5,2 Km.
É o que explica o advogado Paulo Evangelista pois, segundo ele, se trata de uma movimentação exclusiva da população, que não tem conotação ou vínculo político algum. “Precisamos do apoio de todas as siglas e autoridades públicas para tornar realidade esta grande conquista para o nosso segundo distrito. O movimento, portanto, está bem articulado e com a maioria da população participando ativamente”.
Tudo isso depende, conforme afirma, principalmente do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Turismo, pois o asfaltamento da Rota da Rapadura tem grande conotação turística para o município de Santo Antônio, o qual já é conhecido em todo o País pela vasta e qualificada produção de doces (rapadura). “É uma tradição desta terra, onde o segundo distrito foi o pioneiro na produção de rapaduras com origem principalmente no plantio da cana de açúcar, amplamente produzida na região”, explica Evangelista.
TURISMO
Acrescenta em sua entrevista à FOLHA PATRULHENSE: “O asfalto da Rota da Rapadura,, uma vez concluído, possibilitará a todas as pequenas e médias empresas disponibilizarem seus produtos a preços diferenciados e no trajeto da via asfaltada, incentivando assim o turismo de compras vez que há próximo a nós duas vias de grande fluxo de pessoas, a BR 290 e a RS 474. Todas estas pessoas que circulam por estas vias principalmente ao se deslocarem para o Litoral do Estado, podem ser atraídas a conhecer a Rota da Rapadura e seus encantos turísticos, como a venda de produtos da região e a criação de parques temáticos e/ou museus que possam contar a história desta tão importante atividade econômica, com origem no meio rural, que é importantíssima a economia do Município”.
VERBAS PÚBLICAS
Afirma Paulo Evangelista que além dos recursos do Governo de Estado, a comissão contará também com o envio de verbas públicas específicas por parte dos Deputados Estaduais e Federais ligados àquela região que possuem acesso a estes recursos públicos disponibilizados pelo orçamento anual. “Neste particular sabe-se que a prioridade se dará as cidades e áreas atingidas pelas recentes inundações, porém, o asfaltamento da Rota da Rapadura é projeto que está há um bom tempo protocolado e aprovado na Secretaria de Turismo do Estado, não deixando assim sua conclusão de também ser uma prioridade em nosso Município”.
TRANSPORTADORAS
Além de melhorar grandemente a qualidade de vida de todos os moradores da localidade, seja da Catanduvinha, Roça Grande e Morro Agudo, que assim ficarão livres de transitarem por vias esburacadas e repletas de lama principalmente nos períodos chuvosos, “também facilitará muito o trabalho das transportadoras e distribuidoras que prestam serviços às empresas e ao comércio local. Ainda é importante lembrar que o rápido deslocamento em caso de alguma necessidade para socorrer algum morador ou trabalhador das fábricas da região que vier a apresentar algum problema urgente de saúde, pode resultar na manutenção da vida destas pessoas pelo rápido atendimento médico que somente é possível se tivermos boas estradas para se deslocar até os hospitais”.
Além das grandes empresas de doces do Segundo Distrito que serão grandemente beneficiadas com a conclusão do asfaltamento da Rota da Rapadura, numerosas empresas, comércios e escolas localizadas no 2º e 3º distritos, serão muito beneficiadas com a conclusão deste projeto, conforme afirma o entrevistado.
- Sto Antônio, Sto Antônio – Cultura