Filipe Foschiera/2M
Quando o final do ano se aproxima o clima de solidariedade invade o Centro de Treinamento (CT) D’Aldeia, no bairro São Vicente, em Gravataí. Em 2023, a 3ª Gincana Solidária de Natal, realizada no mês de dezembro pelos profissionais de educação física do empreendimento, arrecadou mais de 200 presentes para crianças do município. No clima natalino – e também competitivo – os alunos participaram com doações que se transformavam em pontos na disputa dos prêmios oferecidos por estabelecimentos parceiros.
O destaque da competição fica por conta das cartinhas confeccionadas por crianças de abrigos da cidade, que além da sensação de satisfação em atender um pedido de Natal, ainda somavam uma maior quantidade na tabela de pontuação da gincana.
A ação foi finalizada na última sexta-feira (15), com a entrega dos presentes para a Prefeitura de Gravataí, que dá o destino final aos pacotes. Além das cartas com pedidos de crianças de abrigos, o CT também arrecadou doações de roupas, alimentos e brinquedos usados. Ao todo, neste ano, foram 145 cartinhas atendidas e mais de 50 presentes doados para crianças de fora dos abrigos .
A primeira edição da gincana aconteceu em 2020, para comemorar a inauguração do centro de treinamento. Inicialmente foram 50 cartinhas arrecadadas nos abrigos. Com receio de não conseguirem atender todos os pedidos, os organizadores da competição estipularam uma pontuação alta para quem cumprisse a tarefa. Uma das proprietárias do CT e idealizadora da ação, Fran Dela Justina, conta que perdeu o sono nos primeiros dias do compromisso firmado com as crianças. “Eu nem dormi. Pensava que se sobrasse cartinha eu teria que dar um jeito. Mas, graças a Deus, a gente pegou mais (cartinhas) e finalizamos a gincana com 75 cartas”, lembra a professora de Educação Física.
Nos outros anos, a competição teve um foco diferente. Sem conseguir arrecadar cartinhas nos abrigos, a gincana incentivou os alunos do CT para a doação de brinquedos, roupas e calçados. Os ítens foram distribuídos para as crianças do bairro Natal, com apoio da associação local, e também para uma igreja na ERS-020 que realiza ações sociais com crianças.
Fran Dela Justina destaca que o sentimento é de gratidão por poder proporcionar essa experiência aos alunos. “A gente se sente realizado também. Nós conseguimos mobilizar muitas pessoas. Tem alunos que pegaram cartas pra a família toda”, disse.
Ela lembra da reação dos alunos ao ler os pedidos das crianças: “Os alunos se dedicando e perguntado se as crianças vão gostar dos presentes. Eles só querem uma bola, um vestido, um brinquedo. São coisas simples, mas que fazem pensar: eu consigo realizar o sonho dessa criança!”, finaliza a educadora física.