A jovem advocacia gaúcha é o presente e o futuro da nossa profissão e da nossa OAB/RS e está mais viva e mais pulsante do que nunca! Estamos todos, juntos, fazendo uma verdadeira revolução na advocacia, e vocês, em particular, estão fazendo a diferença na vida das advogadas e advogados em início de carreira”.
Com essas palavras, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, se dirigiu às centenas de advogadas e advogados que participaram do III Colégio de Presidentes da Comissão da Jovem Advocacia da gestão 2022-2024. O evento, que tem o propósito de reunir, integrar e discutir ideias e proposições das lideranças da jovem advocacia gaúcha, ocorreu no auditório do OAB Cubo, em Porto Alegre, ao longo do sábado (8).
Durante a sua manifestação, Lamachia falou sobre a importância do trabalho coletivo realizado em prol das advogadas e advogados em início de carreira, mencionando entregas concretas, como o Programa Primeiros Passos (PPP), lançado pela Ordem gaúcha em 2022 e destinado exclusivamente para os colegas nos primeiros anos da advocacia.
A presidente da CJA, Bruna Razera, também destacou o trabalho coletivo que vem sendo realizado por meio da Comissão. “É um trabalho feito por muitas mãos e com muito trabalho, e a presença de tantas pessoas neste sábado demonstra a união da jovem advocacia gaúcha e prova que somos muitos em busca de uma advocacia qualificada e realizada. Estamos construindo uma gestão de confiança e inovação para que cada jovem em início de carreira encontre o seu espaço na profissão”, disse. Além da entrega do PPP, a CJA já realizou seis jornadas da jovem advocacia no interior do estado, além de dezenas de palestras e workshops. “Estamos ajudando a construir o futuro da advocacia. Acredito verdadeiramente que é esse o objetivo: incentivar o presente e projetar o futuro. Estou aqui porque confio nesse projeto e na potência da jovem advocacia gaúcha”, concluiu a advogada.
Gestão de escritórios
A palestra magna do III Colégio de Presidentes da CJA abordou o tema Gestão de escritórios. Na ocasião, as consultoras de gestão Giulia Coimbra e Julia Heineck apresentaram modelos de negócio e abordaram as principais questões que envolvem o funcionamento de escritórios de advocacia. Após a exposição, as palestrantes responderam questões pontuais da advocacia presente.
Carta do Colegiado
Após a palestra, os presidentes das CJAs das subseções da OAB/RS expuseram suas demandas e experiências. Entre os principais pontos, foram sinalizadas questões enfrentadas pelos jovens advogados na rotina de trabalho, como o acesso à Justiça, o horário de atendimento nos fóruns, a aplicação da tabela de honorários da OAB/RS, o atendimento nos postos do INSS, entre outros. Também foram sugeridos complementos nos serviços disponibilizados no PPP. Ao final do encontro, foi redigida e lida a Carta do Colegiado, que foi entregue ao presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia.
A subseção de Santo Antônio da Patrulha foi representada no evento pela presidente da CJA, Dra. Morganna Zanotto, pelo vice-presidente, Dr. Leonardo Menezes, e pelos integrantes Dr. Daniel Machado, Dra. Maria Carolina dos Santos e Dra. Natália Guimarães. Ao final do evento, a comitiva patrulhense presenteou o Dr. Leonardo Lamachia e a Dra. Bruna Razera com um kit de produtos típicos do município.
Fonte: Assessoria de
Comunicação OAB/RS