Depois de um ano de sobressaltos, onde a quase ausência de inverno aliado às chuvas intermitentes que caíram há pouco mais de cinco meses sobre o Estado, os comerciantes patrulhenses agora estão na expectativa de que possa haver uma recuperação com as vendas para o Natal e Ano Novo.
Lojas colocam à vista suas promoções e o que se observa é que a partir de agora muitos consumidores começam a fazer suas compras, evitando o corre-corre dos últimos dias.
INVERNO CASTIGOU COMERCIANTES
Na Dois Irmãos, os proprietários Leopoldo e Lotário estão na expectativa de boas vendas neste final de ano.
Enfrentando um inverno, como aconteceu com a maioria dos empresários, onde a chuva e a falta de frio desencorajaram o consumidor a ir às lojas, agora, com a chegada da temporada de altas temperaturas, tende a fazer com que o movimento nas lojas de confecções aumente bastante, especialmente neste período de festas de fim de ano.
BOMBACHAS E VESTIDOS DE PRENDAS
Há um segmento da Dois Irmãos que é sempre muito procurado: o de artigos ligados ao tradicionalismo.
Mas no contexto geral a procura maior nesta época é por blusa feminina, confecções infantis, camiseta masculina, camisa polo, cama, mesa e banho e artigos práticos para presentes. O maior volume de vendas acontece a partir do 5º dia útil que é quando os trabalhadores e também aposentados recebem seus salários.
Lotário tem a expectativa de que se repita o índice de vendas do ano passado.
PRODUTOS MAIS EM CONTA
Na Algo Mais (Capitão João de Oliveira Lima), artigos mais baratos sempre atraem a atenção do consumidor, especialmente quem precisa dar vários presentes, encontrando ali o que necessita em cosméticos, perfumes, semi-jóias, bijouterias, etc.
Tiago, o proprietário tem a expectativa de que as vendas sejam melhores do que as registradas no ano passado. Ele explica que as datas mais importantes do ano são aquelas onde sempre há um volume acentuado de vendas. É o caso do Natal e também do Dia das Mães.
CALÇADOS
Outra loja onde se verifica a partir de agora uma procura mais intensa é a Mundi A Primavera. Especializada em calçados e artigos esportivos, a Mundi tem um grande e variado estoque tanto para crianças como para adultos.
O layout da loja chama atenção do consumidor que ao passar na frente tem o olhar automaticamente voltado para o sortimento dos últimos lançamentos expostos em suas vitrines bem decoradas.
A expectativa aqui manifestada pelos comerciantes ouvidos pela FOLHA, reflete positivamente nos demais lojistas que começam a sentir positivamente o aquecimento da economia nesta época do ano, como é o caso das lojas Universo, Sensação, as especializadas no segmento de móveis e demais utensílios para o lar.
SUPERMERCADOS
No ramo de supermercados, o empresário Marcione Gomes aposta num bom volume de vendas para as festas que se avizinham.
Apesar do intenso ciclo de chuvas que no meio do ano alagou toda a loja da Avenida Afonso Porto Emerim, inutilizando milhares de produtos de alimentação, muitos dos quais, por apresentarem boas condições de consumo tendo sido encaminhados aos bombeiros e aos flagelados de Caraá, e do inverno propriamente dito que praticamente não existiu, a volta por cima está acontecendo e tanto Marcione como seu pai Marcolino, estão esperançosos de que se registrem excelentes vendas no ramo da alimentação. Destacam-se as carnes e também o segmento de bebidas.
CARNE
Quanto à carne, com as chuvas intensas, chegou a haver diminuição nos preços, mas como sempre acontece nesta época, houve um aumento, nossos entrevistados acreditam que, passadas as festas, o produto volte a baixar de preço, aumentando a procura por parte do consumidor.
Nos demais supermercados da cidade deve também acontecer uma procura acentuada, especialmente nos últimos dias que antecedem, tanto o Natal como o Ano Novo.