Search
Close this search box.

Comandante geral do CBM-RS comemora em Santo Antônio o Dia do Bombeiro

Esteve em Santo Antônio da Patrulha o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, para comemorar com o pelotão local da corporação e com o batalhão que tem sede em Tramandaí, a passagem do Dia do Bombeiro, celebrado no dia dois deste mês.
O Cel. Julimar Fortes disse que a data é muito importante, tendo sido criada em 1954 através de decreto do então presidente Getúlio Vargas no sentido de comemorar o dia nacional do bombeiro, conjuntamente com a semana de prevenção.
O comandante disse ser um momento expressivo, “porque passamos para a tropa, de que eles são a certeza de serem a parte mais importante da profissão, por entregar o seu melhor no trabalho, comprometimento e sacrifício, conseguindo traduzir em serviços aquilo que é o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul.

ENCHENTES
Esse comprometimento com a segurança e o socorro da população foi evidenciado no ciclone de junho de 2023, quando uma guarnição se deslocou de Santo Antônio à Caraá para salvar uma família, onde os bombeiros em atitude heróica, mesmo tendo sido impedidos de seguir o trajeto no centro daquele município, invadido pelas águas, arriscaram suas vidas para salvar uma família que estava ilhada. “Aproveito inclusive essa oportunidade para agradecer a comunidade de Santo Antônio e região pelo trabalho irmanado fazendo o mais importante: a união de todos para o salvamento em torno das vidas em perigo. Através da atitude e da resiliência diante de um desastre climático dantesco, hoje estamos na condição de comemorarmos o ressurgimento do Estado”, destacou o coronel Fortes, que disse ter sido aquele, um momento difícil, porém reconhecendo que, mesmo com todos os recursos disponíveis, não havia como atender a todos a pleno naquele momento, pois as necessidades naqueles dias foram muito difíceis.
“O Corpo de Bombeiros Militar, através do programa de reconstrução do Rio Grande, está melhorando nossa capacidade logística e também empreendendo o imprescindível, que são os recursos humanos. Estamos este ano com investimento superior a 300 milhões em recursos logísticos, com o que se poderá adquirir uma nova aeronave, viaturas 4×4, embarcações para todas as trações do Estado, e diversos equipamentos que vão melhorar e muito a situação dos bombeiros”, afirmou o Cel. Julimar.

CONCURSO
O comandante geral do CBMRS disse que a entidade está com um concurso em andamento para 400 vagas novas para soldados bombeiros militares e brevemente teremos concurso para 544 vagas para soldados temporários.

EFETIVO
Relativamente ao efetivo, disse que na verdade se trata de uma luta de muitos anos. “Continuamos dentro das possibilidades do Estado avançando positivamente, para um incremento maior do efetivo, não só para manter os atuais quartéis, mas para atender a outras comunidades. Com o que temos hoje estamos com 78 por cento da população gaúcha com quartéis de bombeiros nos municípios-sede e estamos incentivando os municípios menores para que adotem políticas públicas municipais para que tenha um serviço civil de auxiliar de bombeiros supervisionado pelo CBMRS”, destaca o comandante geral da corporação no Rio Grande do Sul.

ATUAÇÃO NO LITORAL
Perguntado sobre a atual situação dos bombeiros em Santo Antônio e Litoral o comandante disse que existe o que definiu de “cobertura razoável de quartéis em Santo Antônio, Osório, Cidreira, Tramandaí, Capão, Torres Terra de Areia e um quartel em Pinhal em outro modal. E estamos em evolução. Não conseguimos atender todas as comunidades, mas conseguimos, mesmo não estando em todos, atendê-los. Precisamos que o Estado faça os investimentos, porém dentro da realidade atual. O CBM está crescendo.”

BOMBEIRO MIRIM
O Cel. Fortes elogiou o programa “Bombeiro Mirim”, classificando-o como espetacular. “É um projeto que dentro do meu planejamento pretendo transformar num programa institucional para que se possa captar recursos para maior capilaridade, a fim de prevenir situações de urgência emergência. Isso se faz cedo, colocando cultura nas crianças e na moçada para que evoluam a ideia de prevenção a riscos e desastres e o projeto bombeiro mirim se coloca nessa condição. Eles repassam informações às famílias e à comunidade escolar, se jovens e adultos carregarão uma cultura diferente em relação a prevenção, desastres e sinistros. Tudo isso é muito positivo levando a uma sociedade com melhor consciência e com trabalho cada vez melhor como parte do operacional do CBM. Quanto menos o bombeiro trabalhar operacionalmente significa que ele está trabalhando muito na parte de prevenção e é isso que queremos.”
Ele foi recebido pelo comandante do 9º Batalhão, Cel. Lang, Tenente Cardoso, comandante do Pelotão local, demais oficiais, sargentos e soldados do Corpo de Bombeiros Militar que atuam na região, confraternizando no CTG Patrulha do Rio Grande.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade