Com bandeira preta, SAP opera com regras e protocolos sanitários na bandeira vermelha, devido ao modelo de cogestão

Comunicado distribuído pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal:

O Governo do Estado, em live realizada, anunciou o mapa definitivo do distanciamento controlado do RS.

A partir desta terça-feira (23), Santo Antônio da Patrulha passa a operar com as regras e protocolos sanitários estipulados na bandeira vermelha.

Mesmo nossa região estando em bandeira preta, o regime de cogestão, sistema que dá autonomia aos municípios para flexibilizar restrições, permite que adotemos as regras, neste momento, da bandeira vermelha. Desta forma, adotaremos estas medidas. No entanto as discussões e aprovações dos planos finais de cogestão, via Amlinorte, seguirão sob análise e com possíveis ajustes ainda nesta terça-feira (23).

A principal mudança, válida a partir desta terça-feira (23), é a extensão da proibição da abertura para atendimento ao público de todo e qualquer estabelecimento não essencial, assim como as reuniões em grupos e aglomerações em vias públicas ou espaços privados, entre 20h e 5h.

As aulas presenciais da nossa rede municipal de ensino, neste momento, ainda não serão retomadas e novas discussões e avaliações serão realizadas no decorrer desta semana.

Para acesso às regras de distanciamento estipuladas na bandeira vermelha, a qual adotaremos a partir de amanhã (23), acesse https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/.

A partir desta terça-feira (23) nossos canais oficiais também passarão a detalhar as mudanças, de forma didática e mais clara, do que é ou não permitido na condução das diferentes atividades locais, assim como ajustando possíveis alterações e mudanças no modelo de cogestão.

A decisão da adoção pelo sistema de cogestão é coletiva e representa, por unanimidade, o entendimento de todos os municípios que compõem a região da Amlinorte.

Sigam se cuidando.

A situação do sistema de saúde é grave e precisa da responsabilidade e consciência de todos nós.

#prefasap #santoantoniodapatrulha #acreditenanossacidade

EM CARAÁ

O município de Caraá, por não registrar óbitos nos últimos 15 dias atribuídos ao Covid, nem internações desde o dia 17, também foi atendido pelo Gabinete de Crise para o Enfrentamento ao Covid-19, seguindo os protocolos da bandeira vermelha para aplicação das medidas sanitárias, mesmo estando na bandeira preta.

Conforme a Assessora Jurídica da Prefeitura daquele município, dra. Jussara Bestetti, a reconsideração por parte do governador Eduardo Leite ao pedido apresentado pelo prefeito Magdiel Silva e pelo secretário municipal da Saúde André Rolante, representa um passo importante para que possa se repensar nesta semana sobre medidas para frear o avanço da pandemia.

O secretário André Rolante falou sobre a decisão do governador, que entendeu não estar Caraá com mortes e internações nos últimos dias, mas destacou a necessidade de que todos continuem com a observância dos protocolos sanitários porque o comércio e serviços não têm culpa da atitude de muitas pessoas desobedecendo aos protocolos.

O prefeito Magdiel Silva também se posicionou sobre a decisão adotada pelo governador Eduardo Leite.

Ele apelou a todos os caraenses para que continuem se cuidando porque a situação é muito grave. “Sigam os protocolos sanitários para que em breve possamos sair dessa situação”, disse o prefeito Magdiel Silva.

 

 

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade