Com 401 visitantes, Museu Caldas Júnior registra em novembro recorde de público em 2023

O Museu Caldas Júnior registrou em novembro o maior número de visitantes em um único mês após o fim do período pandêmico, que possibilitou a crescente busca por atividades culturais.
A equipe do Museu Caldas Júnior, mesmo com o prédio parcialmente interditado, celebrou o crescimento na visitação, principalmente de comunidades escolares, nos últimos meses.
O Colégio Marista Rosário de Porto Alegre trouxe 204 alunos que passaram por Santo Antônio da Patrulha. O colégio desenvolve o projeto Viagens Culturais. A atividade, de caráter opcional, representa uma oportunidade de participar da cultura de uma realidade diferente, carregada de símbolos, ritos, lugares e histórias. Os estudantes receberam orientação sobre os lugares visitados e foram estimulados a construir um repertório cultural amplo e integrado às diversas áreas do conhecimento.
Também da cidade de Porto Alegre, o Colégio Pastor Dohms passou com 126 alunos pelo Museu, ocasião em que visitaram o Jardim Imperial, a Sala de Acervo e a Sala dos Prefeitos.
Na fase escolar os estudantes vivem imersos em um ambiente de descobertas contínuas, seja na escola ou em casa. Mas engana-se quem imagina que eles aprendem apenas nestes dois ambientes. As descobertas e as constatações de algo em que só se conhecia na teoria podem e devem estar presentes nas saídas e nas viagens pedagógicas.
Com o objetivo de propiciar um momento pedagógico histórico e cultural, a professora Rita de Cássia Ferreira de Souza Mendes trouxe quatros alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Leonardo Truda da localidade de Ilha da Agasa para conhecerem um pouco do Museu Caldas Júnior. A professora e os alunos Anna Teixeira dos Santos, Gustavo Rodrigues de Lima, Helena Barcella dos Santos e Manuela dos Santos Barbosa foram recepcionados pela presidente do Museu, Rosalva Rocha.
Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental José Martins Correa Filho, da localidade de Pinheirinhos, e alunos do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre também visitaram o local no mês de novembro, além de outros visitantes de Santo Antônio da Patrulha, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul.
Em relação ao restauro do prédio do Museu, a presidente Rosalva Rocha solicitou à prefeitura que proceda a publicação de Edital de Chamamento Público, objetivando a contratação de empresa interessada na proponência de projeto, visando à execução de projeto arquitetônico de restauração predial de bem tombado pelo Estado do Rio Grande do Sul – Museu Antropológico Caldas Júnior do Município de Santo Antônio da Patrulha, através de captação de recursos, por meio das Leis de Incentivo à Cultura, junto aos Governos Federal e/ou Estadual, observando rigorosamente o projeto executivo para restauração e intervenção em edificação de interesse de preservação do prédio do Museu Antropológico Caldas Júnior, apresentado pela empresa Patrimonium Arquitetura e Restauro LTDA. EPP, tendo como responsável técnico o Arquiteto e Urbanista William Cezar Pavão Xavier, com aprovação junto ao IPHAE – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade