Alunos do 6º, 7º e 8º anos da Escola Estadual Visconde do Rio Branco, localizada em Portão I, orientados pela diretora Professora Glória Terra e pelas professoras Elenice e Arilur, efetuaram no dia 14 de agosto, replantio de árvores em um trecho do arroio Pitangueiras localizado na Avenida Afonso Porto Emerim, imediações do Gomão.
O projeto AMABio nasceu da preocupação com o meio ambiente. Na frente da Estufa está escrito: “Amigos da mata, do agro e da biodiversidade”. Conforme Glória, esse projeto já existe na escola com a Estufa AMABio que é parceria com o SICOOB. “A ideia é plantar as sementes para o nascimento de novas mudas de árvores a serem replantadas nos locais que foram devastados pelas enchentes, ou cujas árvores tenham sido cortadas pelo homem”, explica a diretora.
ENTUSIASMO
Os alunos mostraram entusiasmo com a ideia e em pouco tempo as mudas foram plantadas devendo, em futuro próximo serem árvores frondosas e a intenção é continuar o plantio em outros trechos do arroio, o que irá mudar a paisagem daquele local.
“Nossa ideia é levar o projeto para outros municípios, porque nossa escola é a única que está desenvolvendo esse projeto, que será levado também para a Feira do Conhecimento”, acrescenta a diretora, afirmando que o sonho é transformar esses locais onde está sendo feito o replantio, em locais de lazer. A árvore que está predominando no projeto é o Ipê.
ALUNOS OPINAM
Para o aluno Artur a ideia é muito boa para a natureza e os arroios, tendo assim árvores bonitas. Com seu pensamento concorda o colega Luiz Augusto, acrescentando que são árvores que estão sendo extintas e que agora são replantadas. “Estamos defendendo a natureza”, disse o estudante.
Lívia, uma das alunas entusiasmadas com o projeto disse que a intenção é conscientizar o povo, especialmente os adolescentes para a necessidade de preservar o meio ambiente e para impedir que o desmatamento continue.
PROJETOS NA ESCOLA
No entendimento de Glória Terra, a iniciativa vai beneficiar toda a população. Ela lembra que na Escola já existe o projeto das abelhas sem ferrão que demonstra grande interesse por parte dos alunos. “Nossa escola trabalha com projetos totalmente voltados ao meio ambiente”.
A aluna Natalia diz que a ideia é muito importante para a limpeza do arroio e para que mais árvores sejam replantadas, concordando com sua colega Mariana: “Mais árvores para que os moradores tenham um ar mais puro.
A professora Elenice, mentora do projeto, mostra entusiasmo com o interesse dos alunos: “Isso dá mais qualidade de vida em si e todos voltam a respirar um ar mais puro, porque precisamos valorizar o que sempre tivemos.”
A professora Arilur afirma que na Escola existe a preocupação com o reflorestamento e os alunos abraçaram a ideia. “Estamos mostrando aos jovens que é possível reflorestar”, conclui a professora.