Diante da alta de tarifas de importação dos EUA para produtos brasileiros, nesta segunda-feira, o Sistema FIERGS reforçou a defesa de uma postura de negociação diplomática para mitigar prejuízos às indústrias gaúchas.
Em reunião com o coordenador da bancada federal gaúcha no Congresso Nacional, deputado Marcelo Moraes (PL), o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, que é patrulhense e proprietário da Masal, apresentou os principais pleitos à União, como aperfeiçoamentos no Programa Seguro-Desemprego, acesso facilitado ao crédito subsidiado via BNDES, ampliação do Reintegra e prorrogação de prazos de regimes fiscais especiais como o Drawback. Solicitou-se também a ampliação do prazo para cumprimento da exigência de manutenção de empregos no Programa Emergencial RS.
Com 85,7% das exportações industriais incluídas na nova tarifa de 50%, o Rio Grande do Sul é o estado mais impactado pela medida entre os principais exportadores ao mercado norte-americano.
O presidente Claudio Bier enfatiza que o Sistema FIERGS seguirá articulando com o Legislativo e cobrando medidas céleres para preservar empregos, garantir competitividade e apoiar as empresas mais afetadas.