Search
Close this search box.

Ciências negras: Escolas de Gravataí recebem o projeto “Coleção A Cor da Voz” em julho

Foto: Divulgação

Em 2024, as 74 escolas e dois institutos da Rede Municipal de Ensino de Gravataí receberão a Coleção A Cor da Voz. O projeto é da gravataiense e estudante de Letras Bibiana Rocha e ficou em 1º lugar do Edital Multicultural da Lei Paulo Gustavo, aplicada na cidade em 2024. O projeto consiste na produção do Volume IV da série de livros “A Cor da Voz” sobre ciências negras e a reimpressão dos seus Volumes I, II e III, formando uma coleção.

As obras são produtos da transcrição de episódios do podcast afrocentrado “A Cor da Voz”, coordenado pela Professora Mestra em Letras e expert em narrativas negras Tainã Rosa. O canal é um espaço que propõe discussões sobre relações étnico-raciais pautadas em epistemologias negras, anticoloniais, cultura afro-brasileira e indígena. A partir de conversas com convidados negros e indígenas que são referências em suas áreas, o programa busca subverter a realidade de pessoas racializadas na sociedade.

A Coleção A Cor da Voz visa a formação de professores da Rede Municipal de Ensino de Gravataí para a arte e a cultura, estendendo o acesso aos livros da série para seus alunos. O projeto propõe investigar, resgatar, manter e resistir pela memória negra local, estadual e nacional brasileira, atendendo às leis de obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana, afro-brasileira e indígena nas escolas. Gravataí se dimensiona como parte da região metropolitana de Porto Alegre e possui bairros com mais de 43% de sua população negra (pretos e pardos), segundo os dados municipais do IBGE de 2010. Nessa direção, ofertar uma formação continuada a partir de práticas afrocentradas e antirracistas aos professores da Rede é de suma importância para que os mesmos possam promover uma educação para a diversidade em suas aulas.

Lançamento, Glau Barros e artistas negros potentes da cidade

O lançamento da Coleção, previsto para 17 de julho de 2024, às 15h, na Câmara de Vereadores de Gravataí, contará com um pocket-show de Glau Barros e Fernando Catatau, artistas negros potentes da cidade. Na cerimônia, cada gestor das 76 instituições de ensino receberá um kit com 20 livros da Coleção A Cor da Voz.

Além disso, serão ofertadas 4 lives no YouTube para a continuidade da formação de professores do município, com autores da Coleção, possibilitando um momento de trocas síncronas e retirada de dúvidas.

A fim de promover o acesso inclusivo ao projeto, os quatro livros ofertados serão traduzidos para braille e duas cópias de cada serão disponibilizadas à Biblioteca Pública Municipal de Gravataí.
Através do projeto, as idealizadoras esperam contribuir com o debate das relações étnico-raciais e promover saberes encontrados nas vozes e nos saberes locais, estaduais e nacionais, de forma acessível e inclusiva.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade