Search
Close this search box.

Chama Crioula está no quartel dos Bombeiros

A Chama Crioula chegou no domingo pela manhã à Santo Antônio da Patrulha conduzida pelos Tropeiros do Divino que foram buscá-la em Rolante.
Conforme a Patroa Mayana Fraga Gomes dos Reis, os tropeiros almoçaram no CTG Patrulha do Rio Grande e após conduziram a Chama até o quartel do Corpo de Bombeiro Militar de Santo Antônio onde permanecerá até esta sexta-feira, quando retornará amanhã (13), às 19 horas, àquele Centro de Tradições Gaúchas para dar início às comemorações da Semana Farroupilha.

ORIGEM DA CHAMA CRIOULA
(Texto criado por Inteligência Artificial)
A Chama Crioula surgiu em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira acenderam o primeiro candeeiro crioulo em Porto Alegre. Para isso, retiraram uma centelha do fogo simbólico da Semana da Pátria.
A Chama Crioula é um dos principais símbolos das festividades farroupilhas e representa a união dos povos, a coragem e o amor do gaúcho pela sua terra.
Segundo o professor de história da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Júlio Ricardo Quevedo, o fogo simbólico da Chama Crioula percorre as cidades do Rio Grande do Sul, integrando-as na cultura rio-grandense.
De acordo com a história local, um fogo permanece aceso há oito gerações em um galpão na Fazenda Boqueirão, em São Sepé, na Região Central do Rio Grande do Sul.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade