A Chama Crioula chegou no domingo pela manhã à Santo Antônio da Patrulha conduzida pelos Tropeiros do Divino que foram buscá-la em Rolante.
Conforme a Patroa Mayana Fraga Gomes dos Reis, os tropeiros almoçaram no CTG Patrulha do Rio Grande e após conduziram a Chama até o quartel do Corpo de Bombeiro Militar de Santo Antônio onde permanecerá até esta sexta-feira, quando retornará amanhã (13), às 19 horas, àquele Centro de Tradições Gaúchas para dar início às comemorações da Semana Farroupilha.
ORIGEM DA CHAMA CRIOULA
(Texto criado por Inteligência Artificial)
A Chama Crioula surgiu em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira acenderam o primeiro candeeiro crioulo em Porto Alegre. Para isso, retiraram uma centelha do fogo simbólico da Semana da Pátria.
A Chama Crioula é um dos principais símbolos das festividades farroupilhas e representa a união dos povos, a coragem e o amor do gaúcho pela sua terra.
Segundo o professor de história da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Júlio Ricardo Quevedo, o fogo simbólico da Chama Crioula percorre as cidades do Rio Grande do Sul, integrando-as na cultura rio-grandense.
De acordo com a história local, um fogo permanece aceso há oito gerações em um galpão na Fazenda Boqueirão, em São Sepé, na Região Central do Rio Grande do Sul.