Search
Close this search box.

CEREST de Gravataí é referência para Santo Antônio e Caraá

O Centro Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest) Vale de Gravataí e Bons Ventos, ligado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, entre os dias 24 e 25 de abril, a 1ª Jornada em Saúde do Trabalhador, que contemplou uma série de palestras alusivas ao Abril Verde, campanha que busca conscientizar sobre a prevenção de acidentes em ambientes de trabalho. Realizada na Câmara Municipal, a formação reuniu autoridades e representantes de diversos municípios do Rio Grande do Sul, com intenso debate sobre prevenção de doenças ocupacionais e sobre a importância das discussões sobre a saúde do trabalhador.
“Poucas instituições do Rio Grande do Sul contam com um espaço do porte do Cerest Vale de Gravataí e Bons Ventos, voltado à saúde do trabalhador, que é uma pauta permanente da nossa rede. Planejar é fundamental, com diálogo e troca de saberes é ainda mais proveitoso”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Durante a fala de abertura, o gestor também lembrou da inauguração do serviço no último ano, quando o Cerest Vale de Gravataí e Bons Ventos foi ampliado e qualificado. Além disso, destacou a importância dos conselhos, a exemplo do Conselho Municipal de Saúde (CMS), para que a qualificação fosse implementada – assim como a relevância do órgão para a construção de uma nova sede destinada ao serviço de saúde do trabalhador, em um futuro próximo.
SANTO ANTÔNIO
Atualmente, o serviço é referência para 16 municípios, incluindo Santo Antônio da Patrulha e Caraá, tendo surgido em abril de 2023, trata-se de um serviço especializado do município responsável por realizar assistência à saúde do trabalhador, planejamento de ações de prevenção e avaliação dos agravos relacionados ao trabalho. A equipe de Gravataí conta com médicos do trabalho, equipe de enfermagem, psicólogo, fonoaudiólogo e fisioterapeuta.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Publicidade